Gol

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Governo do Estado beneficia 18 mil pescadores através do Seguro Defeso do Pescador Artesanal

(site do Governo AM)
Neste ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e Sine Amazonas, atendeu pelo Seguro Defeso do Pescador Artesanal 31 municípios, beneficiando cerca de 18 mil pescadores. Ao todo, até março de 2014, serão pagos R$ 49.572,64 milhões, em quatro parcelas de R$ 678 cada.
 O pagamento do benefício foi iniciado em dezembro de 2013, mas se prolongará até março de 2014 porque é quando termina o período do defeso e os pescadores voltam a trabalhar na sua profissão.
 Para a habilitação dos pescadores a Setrab/Sine Amazonas enviou técnicos aos municípios com a finalidade de atender o maior número possível de pescadores. A Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) também realizou o cadastro e habilitação em alguns municípios.
 O Seguro Desemprego do Pescador Artesanal é um beneficio correspondente a quatro salários mínimos pagos mensalmente no período de proibição da pesca para determinadas espécies, o que facilita a composição da renda familiar para o pescador na época mais difícil que é do defeso. Este valor é pago nas Agencias da Caixa Econômica Federal ou nas Casas Lotéricas através do Cartão Cidadão para os pescadores que são habilitados. 
“Nenhum pescador pode receber sem estar habilitado, e diante das dificuldades podem ocorrer casos que são adiados, mas ninguém ficará sem receber o seu pagamento”, afirma a secretária estadual de Trabalho, Francinete Lima. 
Municípios que foram atendidos na primeira fase de Habilitação do Defeso pela Setrab: Manaus, Amaturá, Santo Antonio do Içá, Tonantins, São Paulo de Olivença, Coari, Japurá, Maraã, Manacapuru, Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Tapauá, Itamarati, Carauari, Juruá, Guajará, Ipixuna, Envira, Presidente Figueiredo Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, Itacoatiara, Nhamundá, Urucará, Urucurituba, Silves, São Sebastião do Uatumã, Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Novo Aripuanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário