Gol

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Instituto da Mulher Dona Lindu é finalista em concurso do Ministério da Saúde

(site do Governo do Amazonas)
O Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), do Governo do Estado, está entre os finalistas do concurso cultural “Somos Parte do SUS que dá certo”, promovido pelo Ministério da Saúde/Rede HumanizaSUS. O concurso reúne os dez melhores vídeos relatando experiências exitosas, executadas nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
A finalidade é melhorar os indicadores de saúde no país, oferecendo um atendimento que esteja de acordo com os princípios, metas e diretrizes da Política Nacional de Humanização do SUS.
O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destacou que a inclusão do IMDL entre os finalistas é mais um reconhecimento ao trabalho e empenho da equipe da unidade para implementar as boas práticas preconizadas pela Rede Cegonha. A rede é a estratégia que vem sendo executada pelo Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, para qualificar a assistência ao Parto e Nascimento e, desta forma, contribuir para a redução de indicadores da mortalidade materna e infantil no País.
O vencedor do concurso será escolhido pelo voto popular, na Internet. A experiência vencedora receberá o prêmio de Menção Honrosa do Ministério da Saúde. A votação entra nesta semana na reta final e acontece até sexta-feira (20), no portal do HumanizaSus (http://www.redehumanizasus.net/), onde os 10 vídeos finalistas podem ser também conferidos. Para votar é preciso fazer um login (registrar a senha de acesso), informando nome e e-mail. Cada pessoa pode votar em apenas um dos 10 vídeos concorrentes.
Até esta segunda-feira (16 de dezembro) pela manhã, o vídeo que relata a experiência exitosa do Instituto da Mulher Dona Lindu, do Amazonas, com a adoção de boas práticas para a assistência ao parto e nascimento estava numa disputa acirrada com o da maternidade do Instituto de Saúde Elpídeo de Almeida, de Campina Grande, na Paraíba, que também trata de ações desenvolvidas com ênfase no parto humanizado.
Escolha - Neste ano, 284 vídeos foram inscritos no concurso promovido pela Rede HumanizaSUS. Eles foram analisados, inicialmente, por 18 apoiadores da Política Nacional de Humanização (PNH). Além da qualidade do vídeo, o critério de escolha dos finalistas levou em consideração o potencial das ações relatadas para melhorar o acesso aos serviços e a qualidade do atendimento aos usuários do SUS.
Desta primeira análise, foram escolhidos 30 vídeos, seis de cada região do país. Estes foram então encaminhados à Comissão Julgadora do Concurso, composta por representantes da PNH, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). No final de novembro, foram anunciados os 10 finalistas, que agora estão disputando o voto popular.
Boas Práticas – O vídeo que mostra o conjunto de atividades desenvolvidas pela equipe do Instituto da Mulher Dona Lindu com ênfase no parto humanizado, tem duração de 4min38seg. O cumprimento da chamada “Lei do Acompanhante”, que permite à mulher ter todo o processo do parto – do acolhimento à alta hospitalar – com um acompanhante de sua escolha; a presença de doulas; a participação do acompanhante no corte do cordão umbilical; as atividades físicas com grávidas; e a vinculação delas à unidade durante o pré-natal, estão entre as ações que fazem parte da rotina do atendimento no IMDL mostrados no vídeo.
“Fizemos um resumo dessas ações e procuramos deixar claro que elas só são possíveis porque há um envolvimento, um comprometimento de toda a equipe com esse novo modo de atendimento ao parto”, explica a enfermeira Gracimar Fecury, que é gerente de Enfermagem do IMDL e coordenou a produção do vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário