Gol

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Escola da zona rural aproveita água do ar-condicionado para limpeza do prédio



(site prefeitura de Manaus)

aguarconlimpez (2)

Um problema que gerou uma solução inteligente. A Escola Municipal Abílio Alencar, localizada no km 35, da AM-010 (estrada que liga Manaus a Itacoatiara), convivia constantemente com a falta de água. O problema foi resolvido após um experimento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que começaram a captar água dos condicionadores de ar da unidade de ensino. O resultado é que hoje são coletados mais de 800 litros de água a cada dois dias, utilizados na limpeza do prédio, para lavar louça da cozinha e ainda regar as plantas da horta.

O experimento foi apresentado na III Feira de Ciências e Tecnologia Ambiental da unidade escolar, realizada na manhã desta quarta-feira, 30, onde foram expostos mais sete trabalhos, reunindo todos os 640 estudantes do colégio.

“O projeto surgiu quando estávamos na aula de informática e o professor comentou que o ar-condicionado ficava pingando sem parar. Depois, nós fomos pesquisar mais o assunto e surgiu a ideia de economizar esta água”, informou a aluna Fabíola Holanda, 17, que participou das pesquisas do projeto.

Segundo a estudante, a água é captada por garrafões . “E essa água, que iria ser jogada fora, é utilizada na limpeza da escola, dos banheiros e na horta, até porque ela não contém cloro”, completou Fabíola.

De acordo com o gestor da unidade de ensino, Tamilton Azevedo, o evento é uma maneira de incentivar os alunos a terem interesse pelas ciências. Ele explicou, também, que todos os projetos foram pautados para solucionar problemas dos cidadãos que vivem no campo.

“Este ano, nós estamos com uma proposta de escola sustentável. Nós fizemos palestras sobre iniciação científica com nossos alunos e hoje é a culminância dos trabalhos desenvolvidos, que é apresentada para a comunidade. Para eles, pedagogicamente, é um ganho muito grande no aprendizado, não só no ambiente da escola como para a vida profissional”, destacou.

Primeiros socorros
Preocupados com a distância entre a escola e os hospitais de Manaus, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental abordaram o tema primeiros socorros. Os estudantes aprenderam como se portar diante de situações de acidente e ensinaram os visitantes.

A aluna Ana Izabel Vieira, 11, explicou o passo a passo de um atendimento e dos primeiros socorros, destacando que este é um reforço para manter a vítima viva.

“É importante ter os primeiros socorros aqui na escola porque são alunos adolescentes que gostam de correr, pular. De vez em quando acontece um acidente e o hospital é longe”, disse.

“A primeira coisa é ficar calma, depois tem que olhar o local para saber se há mais de uma vítima, verificar se há riscos de explosão, derramamento de gasolina e depois eu atendo a vítima”, disse Ana.

Ao final da feira de ciências, 50 alunos do Programa Mais Educação fizeram uma apresentação musical na quadra da escola, com músicas regionais.

Fotos: Assessoria / Semed
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054

Nenhum comentário:

Postar um comentário