Gol

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Sistema do Comando de Incidentes apresenta balanço da primeira semana de ação no combate às queimadas



(site prefeitura de Manaus)

reuniaoqueimadas (2)

Representantes de órgãos municipais e estaduais que integram o Sistema do Comando de Incidentes (SCI) se reuniram na tarde desta terça-feira, 6, para fazer um balanço das ações realizadas na primeira semana de funcionamento do grupo criado para ajudar no combate às queimadas urbanas e agilizar o tempo de resposta.

“O bombeiro recebe a ocorrência, comunica o grupo e cada secretaria toma as medidas da sua competência, agilizando um serviço que poderia durar dias” explicou o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Aníbal Gomes sobre o funcionamento do sistema nestes primeiros dias.

Trabalhando de forma conjunta, a Defesa Civil conseguiu com a empresa Manaus Ambiental dois caminhões pipa para reforçar as ações do Corpo de Bombeiros e já está em contato com o Exército para a disponibilidade de mais três veículos.

Boa parte das ocorrências que chegaram até o Corpo de Bombeiros essa semana teve como resposta o atendimento de diversos órgãos, o que evitou mais incêndios e em grande proporção.

Dentro das ações do SCI, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) tem realizado o monitoramento dos terrenos baldios e está notificando os proprietários para a limpeza dessas áreas. Caso o proprietário não resolva a situação, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) é acionado.

Outro órgão envolvido, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) no SCI está trabalhando a conscientização dos estudantes que nessa semana ganharam mais orientações sobre os riscos de queimar lixo no quintal e foram orientados a incentivar os pais a denunciarem os casos de queimada.

Os representantes discutiram ainda a importância de monitoramento desse período de tempo seco e de baixa umidade e sobre a possibilidade de chuvas fortes com rajadas de vento.

Só no último trimestre deste ano, o Corpo de Bombeiros atendeu 337 focos de incêndio na cidade, 115 a mais que no mesmo período do ano passado.

A reunião contou com a participação de representantes do Grupo de Gestão Integrada do Município (GGIM), Defesa Civil, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Semulsp, Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Sipam, Implurb, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Polícia Ambiental, Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Semed, Corpo de Bombeiros e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Sipam).

Fotos: Tácio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário