Gol

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Encontros de Aleitamento Materno e de Alimentação vão reunir mais de 2,4 mil



(site prefeitura de Manaus)

cursaleitmatalim (2)

O XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno e o III Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enam/Enacs), que terão início na próxima segunda-feira, dia 24, irão reunir mais de 2,4 mil participantes de todo o Brasil, além de 185 palestrantes. Entre os palestrantes, 118 são especialistas de outros estados brasileiros ou convidados internacionais.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, explica que o Enam/Enacs vai ser realizado de forma inédita no município de Manaus, mostrando o compromisso das instituições locais para o fortalecimento das ações de promoção ao aleitamento materno. A proposta é incentivar o debate amplo sobre a amamentação e a alimentação complementar apropriada, contribuindo para o fortalecimento das  ações das equipes de saúde em todo o Brasil.

“O Brasil tem avançado no desafio de garantir o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e estimular a alimentação complementar saudável. Atualmente, o índice de aleitamento materno exclusivo na faixa etária de zero até seis meses em Manaus é de 53,14% de crianças, índice acima da média nacional de 41%. O índice vem aumentando na capital amazonense ao longo dos anos. Em 1999, 24,4% dos bebês até quatro meses encontravam-se em aleitamento materno exclusivo e em 2008 este número aumentou para 41% até seis meses”, destaca o secretário.

O Enam/Enacs são dois eventos realizados por iniciativa da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Rede IBFAN Brasil), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). Em Manaus, a coordenação está sob a responsabilidade daSecretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), contando ainda com a parceria de 22 instituições públicas, municipais e estaduais, e entidades privadas, abordando o tema “Qualidade de vida: amamentação e alimentação complementar em redes – uma visão a partir da Amazônia”.

Pré-Encontro
A presidente do Enam/Enacs e chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas, informa que a programação do Enam/Enacs é extensa e iniciará na próxima segunda-feira, dia 24, com o chamado Pré-Encontro, que envolve a realização de 19 cursos voltados para a capacitação em Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável. Os cursos acontecerão nos dias 24, das 8h às 17h, e 25 de novembro, das 8h às 12h, no campus da Universidade Paulista (Unip), na avenida Mário Ypiranga, 4390, Parque 10 de Novembro.

A abertura oficial do Enam/Enacs será realizada no dia 26 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, a partir das 8h, com uma conferência abordando o tema “A política nacional de atenção integral à saúde da criança e o aleitamento materno”. A programação oficial do Enam/Enacs segue até o dia 28 de novembro com uma série de mesas-redondas, oficinas, exposições e apresentação dos 36 trabalhos científicos aprovados na categoria de Comunicação Coordenada e dos 313 trabalhos aprovados na categoria Pôster.

Ao todo, o estado do Amazonas teve 53 trabalhos científicos aprovados para o evento, sendo que oito trabalhos aprovados são de autoria de profissionais da rede municipal de saúde. Os trabalhos da Semsa foram selecionados de acordo com os eixos: Alimentação complementar da criança; Amamentação; Mulher, criança e família – aspectos do cuidado alimentar e nutricional da gestação à criança pequena; e Segurança alimentar e nutricional na criança. “São trabalhos executados nas Unidades de Saúde e que destacam a iniciativa dos profissionais na realização de ações que possam contribuir para a alimentação saudável e o aleitamento materno”, ressalta Ivone Amazonas.

Os palestrantes do evento foram selecionados entre profissionais especializados na área em diferentes estados brasileiros, além de profissionais de outros países. O público-alvo do evento são profissionais de saúde e grupos comunitários que trabalham com a saúde de lactentes e de crianças na primeira fase da infância e mulheres, incluindo professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós- graduação, além de fiscais da Vigilância Sanitária, gestores e técnicos municipais de saúde, profissionais de órgãos de Defesa do Consumidor, integrantes dos Conselhos Tutelares e Conselhos de Segurança Alimentar.

Mil Mães
A programação do Enam/Enacs também vai incluir o projeto Mil Mães Amamentando, que tem o objetivo de agregar mães em um ato coletivo de amamentação, compartilhando saberes, experiências positivas e incentivando esta prática. Em Manaus, a ação vai acontecer no anfiteatro da Ponta Negra, dia 25 de novembro, no Anfiteatro da Ponta Negra, 16h.

Reportagem: Eurivânia Galúcio
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315 / 98842-8370

Nenhum comentário:

Postar um comentário