Gol

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Semsa e CMS reúnem conselheiros locais de saúde da zona Oeste



(site prefeitura de Manaus)

reunconslocais (2)

Conselheiros locais de saúde do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste) participaram nesta quinta-feira, 27, do I Encontro de Conselheiros Locais de Saúde. O evento foi na Escola Municipal Cândido Honório Soares Ferreira, no bairro Alvorada, e foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Conselho Municipal de Saúde (CMS/MAO).

O público-alvo do evento foram 171 conselheiros locais de saúde do Disa Oeste, representando 16 Conselhos Locais de Saúde (CLSs). Cada conselho local é formado por representantes dos segmentos de gestores, de trabalhadores e de usuários de saúde.

O secretário municipal de Saúde e presidente do CMS/MAO, Homero de Miranda Leão, explicou que o objetivo do evento é o fortalecimento dos Conselhos Locais de Saúde, capacitando os conselheiros para o exercício do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS). “O controle social vem sendo fortalecido a cada ano e o gestor precisa valorizar o papel dos conselheiros e ficar atento às demandas que esse grupo de pessoas apresenta no dia a dia das unidades de saúde”, destacou Homero de Miranda Leão.

Durante o encontro, gestores do Disa Oeste informaram aos conselheiros sobre a estrutura e funcionamento da rede assistencial de saúde existente na área de abrangência da zona Oeste. Foi realizada ainda a avaliação das ações desenvolvidas pelos CLS’s em 2014 através dos relatórios anuais e os participantes foram incentivados a planejar as ações para 2015.

A programação também incluiu a divulgação de experiências exitosas desenvolvidas pelos CLSs das UBS Luiz Montenegro (Lírio do Vale) e Rayol dos Santos (São Jorge). O presidente do CLS da UBS Rayol dos Santos, Pablo Martins dos Santos, ressaltou a importância da participação social junto à gestão da Unidade de Saúde, colaborando para a melhoria dos serviços e da saúde da população.

“O CLS da UBS Rayol dos Santos existe desde 2009 e vem conseguindo evoluir a cada ano para a melhoria da saúde de toda a comunidade. Uma das prioridades é estabelecer parceria com segmentos como a educação, criando redes sociais de apoio que possam contribuir para a saúde integral das pessoas. São estratégias que ajudam na gestão da Unidade de Saúde na execução dos serviços”, informa Pablo Martins.

Conselhos Locais
O município de Manaus possui 57 Conselhos Locais de Saúde e cada um está ligado a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Ao todo, são 630 conselheiros locais, entre representantes de trabalhadores, de gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Reportagem: Eurivânia Galúcio
Fotos: Assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário