Gol

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Ações de incentivo à amamentação serão fortalecidas



(site da Prefeitura de Manaus)

campamamenta (2)

O município de Manaus já registra 53,14% de crianças em aleitamento materno exclusivo na faixa etária de zero a seis meses de vida, índice acima da média nacional de 41%. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que vai promover na cidade, de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2014, evento realizado anualmente em todo o mundo para fortalecer o apoio às ações de incentivo à amamentação.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, explica que aumentar o índice de crianças em aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida é um dos principais objetivos da Prefeitura de Manaus. “As ações são importantes porque a amamentação representa um dos fatores que colabora para a redução da mortalidade infantil”, destaca Homero de Miranda Leão.

Segundo a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e Adolescente da Semsa, enfermeira Ivone Amazonas, a Semana da Amamentação deste ano abordará o tema ‘Amamentação: um ganho para toda a vida’, destacando os benefícios da amamentação para a saúde de cada pessoa.

O foco das ações será a divulgação de informações sobre os Objetivos do Milênio para a redução da mortalidade infantil, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e apresentar os progressos alcançados e as dificuldades existentes para o Aleitamento Materno e a Alimentação de Lactentes e Crianças de primeira infância, bem como estimular o interesse entre os jovens, tanto mulheres como homens, para compreenderem a importância e relevância do aleitamento materno no mundo de hoje.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno, explica Ivone Amazonas, representa uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus que vem contribuindo para o aumento progressivo nos índices de aleitamento materno na capital amazonense.

Em 1999, Manaus apresentava 24,4% dos bebês com até quatro meses de vida em aleitamento materno exclusivo. No ano de 2008 este número aumentou para 41% no caso de crianças com até seis meses. Atualmente, Manaus apresenta um índice de 53,14% de crianças em aleitamento materno exclusivo de zero a seis meses. Além disso, 75,59% das crianças de seis a 11 meses e 64,91% das crianças de 12 a 15 meses de vida continuam em processo de amamentação de forma não exclusiva.

A Semsa também tem investido na capacitação de profissionais e na estruturação das Unidades de Saúde para o fortalecimento das ações de aleitamento materno. Ao longo do ano passado, esse trabalho obteve reconhecimento com a entrega de certificados da WABA – rede mundial de organizações e indivíduos que acredita que a amamentação é um direito de todas as mulheres e crianças e dedica-se a proteger, promover e apoiar esse direito para 57 Unidades Básicas de Saúde da rede municipal.

O Ministério da Saúde também certificou de 18 Unidades Básicas de Saúde como integrantes da Rede Amamenta Brasil, atualmente denominada Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.

Programação
A abertura oficial da Semana Mundial de Aleitamento Materno
2014 vai acontecer no dia 1º de agosto, na Maternidade Moura Tapajóz, no bairro Compensa, 9h, com premiação da Mãe Doadora de Leite Humano do ano de 2014. Nesse mesmo dia acontecerá, às 14h, o lançamento da “Semana do Bebê”, em parceria com o Unicef, com a premiação de oito creches municipais com o certificado “Amiga da Criança”, pelo trabalho de promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno e Incentivo a Alimentação Complementar Saudável.

A premiação acontecerá na creche Neide Thomás Avelino, no bairro Jorge Texeira, e é resultado de um trabalho de parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, iniciada no mês de março deste ano, fruto da iniciativa do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, reunindo as áreas técnicas de Nutrição e Saúde Bucal.

Foram realizadas oficinas com os temas de “Aleitamento Materno”, “Alimentação Complementar Saudável até 2 Anos” e “Escovação Adequada”, tendo como público-alvo todos os profissionais das creches, desde os trabalhadores da cozinha até os gestores.

“Nesta ação, graças à logística de trabalho da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o trabalho foi concluído no mês de junho em 100% das creches. A partir daí, estimulados pela Gerência de Creches da Semed, os profissionais capacitados iniciaram a aplicação dos conteúdos trabalhados nas rotinas da creche, conseguindo resultados como: 100% das creches sem o uso de mamadeiras e chupetas; fortalecimento da alimentação saudável das crianças e da escovação adequada; acompanhamento periódico do Crescimento e Desenvolvimento”, informa Ivone.

As ações da Semana Mundial em Manaus serão executadas até o dia 7 de agosto nas Unidades de Saúde, Centro de Atenção Integral à Criança (Caics) e maternidades, com rodas de conversa e outras ações educativas sobre a importância da amamentação.

Reportagem: Eurivânia Galúcio
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315 / 8842-8370

Nenhum comentário:

Postar um comentário