Gol

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Estudantes da zona Norte são contemplados com apresentações teatrais gratuitas



(site da Prefeitura de Manaus)


peça02

Aproximadamente 600 alunos da Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, na zona Norte, serão contemplados com a apresentação da peça teatral infanto-juvenil ‘Cambacará e a terra Encantada’, realizada pela Cia. Cês em Cena, como encerramento de projeto integrante do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013, para manutenção de grupos, com a apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), por meio do programa Teatro nas Escolas.

As apresentações ocorrem na terça-feira, 29, e na quarta-feira, 30, e trazem mensagens de conscientização ambiental e de combate ao bullying nas escolas, por meio da apresentação do espetáculo e da realização de oficina de confecção de bonecos a partir de materiais reciclados. As atividades serão realizadas gratuitamente dentro das escolas.

“A Semjel fez toda a articulação para que a instituição de ensino recebesse essa ação. Em contrapartida, tudo o que se refere à manutenção do grupo e produção do espetáculo, como confecção de cenários, figurinos e pagamento de cachês artísticos, será realizado pela Funarte, no âmbito do Prêmio Myriam Muniz da Cia. Cês em Cena”, explica Antonio Carlos Junior, produtor da companhia teatral.

Projeto

O projeto Teatro nas Escolas, mantido pela Semjel, tem o objetivo de educar e conscientizar os jovens por meio das artes cênicas para assuntos importantes do seu universo como questões de saúde, meio ambiente e combate a qualquer tipo de preconceito no ambiente escolar, por meio de apresentações e oficinas teatrais gratuitas nas escolas.

“É uma oportunidade de difusão desta arte e intercâmbio entre artistas e jovens que nunca tiveram o contato com o teatro. Além de transformar as escolas em palco de cultura, também promovemos a inclusão cultural destes estudantes”, explica o secretário da Semjel, Elvys Damasceno.

Os grupos interessados em apresentar seus trabalhos nas escolas ou até mesmo as escolas interessadas em receber o projeto podem entrar em contato pelo e-mail teatrosemjel@gmail.com e informar o nome do responsável (grupo ou escola) e contato. A partir daí é feito um cronograma para que a Semjel atenda às demandas.

 Espetáculo

‘Cambacará e a terra encantada’ é uma livre adaptação do livro ‘A Terra dos Meninos Pelados’, de Graciliano Ramos. Aborda o drama de uma criança diferente, que sofre constantemente bullying na escola. Para fugir dos preconceitos, cria em sua imaginação uma terra encantada, onde todos são bons amigos. Nesta terra encontra a Caipora, princesa protetora da floresta, que ensina valores de respeito com o meio ambiente, com o próximo e, principalmente, consigo mesmo. Um momento de reflexão e aprendizado para todos entenderem que a diferença é o verdadeiro sabor da vida.

O elenco é formado por estudantes de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA): Emille Nóbrega, Junior Victorino, Samanta Silva, Ismael Farias e Arlisson Cruz. Guta Rodrigues assina a direção e pesquisa musical da iniciativa.

Foto: Divulgação / Semjel

Nenhum comentário:

Postar um comentário