(portal Acrítica)
Com gestão meritocrática, empresa forma líderes ‘dentro de casa’: jovens atuam em projetos estratégicos desde o início, como a operação da companhia nos estádios da Copa do Mundo
Crescimento
acelerado na carreira, busca por constantes desafios e oportunidade de
desenvolver novas habilidades estão entre os fatores que estimulam os
universitários e recém-formados a procurar a Ambev para trabalhar. O
programa de trainee da Ambev está atualmente entre os mais disputados do
mercado, com cerca de 70 mil candidatos a cada ano. A empresa, que
aposta e investe na formação interna de líderes, abriu no último domingo
(27) as inscrições para a edição 2015 do programa.
"Por
meio de experiências desafiadoras e também com os cursos e treinamentos
da Universidade Ambev, trabalhamos para formar nossos líderes dentro de
casa. É um processo mais difícil e exige muito mais esforço do que ir
para o mercado buscar alguém "pronto", mas garante um time preparado e
alinhado com nossa cultura", diz Renato Biava, diretor de gente e gestão
da Ambev. São vários os casos de profissionais que ingressaram ainda
jovens na empresa e hoje ocupam cargos de liderança. Atualmente 238
pessoas que entraram pelo programa de trainee são gerentes e 42 se
tornaram diretores.
O
atual vice-presidente de marketing, Pedro Earp, é um dos exemplos de
como a cultura meritocrática, aliada ao comprometimento e dedicação
pessoal, abre portas e acelera o crescimento profissional dentro da
Ambev. Pedro, que entrou como trainee em 2000, se tornou vice-presidente
de planejamento estratégico no Canadá em 2006. No ano seguinte, foi
promovido a vice-presidente global de insights e inovação e, dois anos
depois, passou para a vice-presidência global de fusões e aquisições.
Dentre
diversos projetos relevantes, Pedro foi responsável por gerenciar a
equipe que realizou o lançamento da Budweiser no Brasil. "Foi por meio
do programa de trainee que a minha história começou na companhia. Em
pouquíssimo tempo tive muitos desafios e conquistas e, em seis anos, me
tornei vice-presidente de uma operação no exterior. É um processo muito
dinâmico e que propicia muitas oportunidades para os participantes, como
conhecer detalhadamente diversas áreas da empresa e aprender com
pessoas gabaritadas", afirma Pedro Earp.
Desde
o início, os jovens trainees se envolvem diretamente em grandes
projetos da Ambev. Foi assim com a atual turma que ingressou na
companhia em 2014. A equipe ficou responsável pela operação da Ambev nos
doze estádios das cidades-sede da Copa do Mundo. "Foram dias intensos,
que valeram muito a pena. O aprendizado que tivemos foi uma oportunidade
única. Nunca vou me esquecer da experiência de trabalhar na Copa do
Mundo.", afirma João Lucas Lima, trainee da Ambev.
Um
dos principais diferenciais do programa de trainee da Ambev é que os
aprovados ingressam na companhia já como funcionários contratados. O
salário inicial é de 5,2 mil reais e não há um número limitado de vagas.
A companhia contrata aqueles que, além de outros critérios, se
identificam o com a cultura da empresa. "Buscamos pessoas que tenham
vontade de crescer e de fazer a diferença. Com o programa trainee,
estamos formando nossos futuros líderes. Estas pessoas irão garantir a
continuidade do nosso negócio", explica Renato Biava.
O
programa de treinamento tem duração de dez meses. Nesse período,
os trainees aprendem sobre todas as áreas da companhia. Na primeira fase
(primeiros cinco meses), eles passam dois meses nas unidades fabris
da Ambev para conhecer o processo de produção de bebidas; ficam mais
dois meses nos centros de distribuição direta para aprender sobre as
atividades da área comercial e depois participam, por um mês, de
treinamento estratégico no prédio da administração central da companhia,
em São Paulo, para se aprofundar na cultura Ambev e no conhecimento das
áreas.
Na segunda
metade do programa (os cinco últimos meses), os jovens escolhem uma área
de interesse na qual recebem orientação dirigida e aprofundam os
conhecimentos sobre suas atividades futuras. Durante esta etapa,
os trainees passam por um período de treinamento intensivo no exterior.
Nesta ocasião, eles se reúnem e desenvolvem atividades com os demais
trainees dos outros países onde a Anheuser-Busch InBev atua.
Inscrições e processo seletivo
As inscrições para o programa de trainee 2015 da Ambev começam no dia 27 de julho e vão até 07 de setembro por meio do site www.traineeambev.com.br.
Podem se candidatar jovens de todo o Brasil com até dois anos de
formados ou que tenham previsão de formatura para o final de 2014. Após o
período de inscrições, são realizadas provas online de perfil, inglês e
raciocínio lógico.
Em
seguida, os candidatos são submetidos a um teste para desenvolver um
projeto e apresentá-lo virtualmente. Depois desta etapa, acontecem
entrevistas presenciais por todo o país, com a realização de um painel
de negócios, quando os jovens desenvolvem um case em equipe. Na parte
final do processo seletivo acontecem entrevistas individuais com os
diretores e o presidente da Ambev.
Entre
os critérios analisados ao longo da seleção estão habilidade para
gerenciamento de pessoas e negociação, interesse por desenvolvimento de
novas tecnologias, capacidade de liderança e visão empreendedora. Inglês
fluente e disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, estado ou
país são atributos importantes. Experiência com trabalho voluntário,
entidades estudantis e empreendedorismo é requisito desejável.
Podem
se inscrever alunos e recém-formados dos cursos de Administração de
Empresas (diversas habilitações), Administração Pública, Agronomia,
Agronegócios, Análise de Sistemas, Biologia,
Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação,
Ciência dos Alimentos, Comércio Exterior, Comunicação Social
(habilitação em Marketing, Jornalismo, Publicidade e Propaganda,
Relações Públicas, Comunicação Mercadológica, Comunicação e Multimeios,
Propaganda e Marketing), Controladoria e Finanças, Design, Direito,
Direito Internacional, Economia, Engenharia (todas), Estatística,
Farmácia, Física, Psicologia, Química, Matemática, Processamento de
Dados, Relações Internacionais ou Sistemas da Informação.
Sobre a Ambev
Ser
a "melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor". Esta é a
missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no
Brasil, com operações em 16 países das Américas (Argentina, Brasil,
Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua,
Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St.
Vincent).
Dona de um
portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser,
Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica,
Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o
chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem
álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.
Reconhecida
como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus
funcionários – 37 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso,
investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é
incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.
*Com informações da assessoria de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário