Gol

terça-feira, 15 de julho de 2014

Pais de crianças atendidas nas novas creches estão satisfeitos com a estrutura das unidades



(site da Prefeitura de Manaus)

crecheinagu2

Os pais das 240 crianças atendidas nas duas novas creches, inauguradas nesta segunda-feira, 14, nas zonas Oeste e Leste da cidade, mostraram-se satisfeitos com a estrutura dos prédios. Durante as cerimônias de inauguração, eles conheceram as dependências das unidades, conversaram com os professores e falaram sobre as expectativas em relação ao atendimento às crianças.

A Creche Municipal Ana Lopes Pereira, localizada na Rua Sebastião Romano, Conjunto Aruanã, bairro Compensa, zona Oeste, e a Creche Municipal Neide Tomaz Avelino, situada na Rua Mutum-Etê, Comunidade Cidade Alta, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, atenderão a 120 crianças, cada uma.

Moradora do bairro Jorge Teixeira há mais de dez anos, a dona de casa Mariana Conceição Petosa, 22, matriculou o filho de 1 ano e 6 meses na unidade e agora tem a possibilidade de trabalhar e estudar. “Essa é a primeira creche do bairro e estou muito satisfeita por ter conseguido uma vaga. Agora vou poder fazer minhas coisas tranquilamente, pois sei que estou deixando meu filho em um lugar seguro e bem organizado”, disse.

As unidades possuem oito salas de aula, laboratório de informática, brinquedoteca, berçário, minianfiteatro, fraldário, solarium, lavanderia e refeitório. Ao todo, 30 profissionais atuarão nas creches, entre professores, psicólogos, enfermeiros, lactaristas, manipuladores de alimentos e pedagogos.

Para a industriária Carmem Souza, 28, os equipamentos modernos e as salas confortáveis chamam a atenção. “Cheguei a visitar todas as salas. Tem tudo para as crianças, desde cadeirinhas até área para dormir. Tudo bem organizado. Tenho confiança em deixar minha filha na creche”.

Keila Ohana, de 3 anos, está matriculada na Creche Municipal Ana Lopes Pereira, na Compensa, e não perdeu a oportunidade de conhecer o laboratório de informática. “Ela ficou muito interessada pelos jogos no computador. É a primeira vez que minha filha está frequentando uma creche e estou muito feliz. Será muito bom para ela aprender cada vez mais”, disse a mãe, Keila Geane, de 37 anos.

A dona de casa Camila Magalhães, 26, veio para Manaus há dois anos e contou que o filho não frequentava uma creche por conta do preço inacessível. “Tínhamos necessidade de uma creche no bairro, pois todas são muito caras. Conversei com alguns vizinhos e eles me informaram sobre a inauguração desta creche. Corri e consegui uma vaga para o Enzo”, relatou.

Camila explicou ainda sobre suas expectativas em relação aos cuidados com o filho de 2 anos e 6 meses. “Pelo que já observei, os profissionais da creche são muito dedicados e tudo é muito bem organizado. Gostei de tudo”.

O secretário Municipal de Educação, Humberto Michiles, elogiou a estrutura das duas unidades entregues nesta segunda-feira, 14, e comentou sobre a importância da construção de mais creches em Manaus. “É fundamental porque durante muito tempo o Brasil não deu a devida importância às creches, e, hoje, a Prefeitura de Manaus busca corrigir essa deficiência. O prédio é de um padrão cuja estrutura não deixa a desejar a nenhuma outra creche particular. Dispomos de estrutura adequada e profissionais de alto nível. Tudo  para proporcionar melhor educação e conforto a esses pais que confiam em nossas escolas”.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, explicou que a meta é iniciar a construção de mais 42 novas creches até o final do ano. Destas, oito já estão em construção, outras 14 estão em processo de licitação e 20 estão incluídas na ata de adesão no Governo Federal para iniciar as obras. “Nós estamos com a distribuição de creches bem organizadas. Meu compromisso é entregar até o final da gestão 110 novas creches. Quando eu comecei, Manaus tinha apenas uma”, disse o prefeito.

Texto: Luana Carvalho
Fotos: Cleomir Santos/Semed
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 8842-1188

Nenhum comentário:

Postar um comentário