(site prefeitura de Manaus)

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, esteve novamente, nesta terça-feira, 8, na plataforma de captação do Programa Águas para Manaus (Proama), na zona Leste, desta vez acompanhado do governador do Amazonas, José Melo. Ambos cobraram celeridade nos serviços de recuperação para que até o final deste mês de julho, no máximo, seja totalmente restabelecido o fornecimento para as zonas Leste e Norte de Manaus.
Arthur determinou ainda que haja a isenção da tarifa para as pessoas que estão sem água em suas casas. “Essa não é nenhuma atitude de piedade e sim de justiça, porque se não estão recebendo água em suas torneiras, então os moradores não têm o que pagar. Já conversei com os dirigentes da concessionária Manaus Ambiental e determinei que um estudo minucioso seja feito para verificar as pessoas que poderão ser beneficiadas. Mas a população pode ficar despreocupada que as providências estão sendo tomadas”, afirmou o prefeito.
Antes de irem à plataforma de captação, o prefeito e o governador também estiveram na fábrica Carboquímica, no Distrito Industrial, para verificar a fabricação das duas vigas metálicas de 16 metros que darão sustentação aos tubos do Proama. Outras quatro vigas de 12 metros já estão prontas. Todas serão interligadas, formando duas chapas de 40 metros que servirão de suporte aos tubos de captação.
“Foi graças ao entendimento entre o Governo do Estado, na figura do ex-governador Omar Aziz, e a Prefeitura de Manaus que levamos água para mais de 500 mil pessoas das zonas Leste e Norte da cidade e é esse mesmo entendimento que fará a água voltar a jorrar na casa dos moradores dessa região. Enquanto todos esperamos pela solução rápida e definitiva do problema continuaremos também trabalhando juntos para minimizar o sofrimento das pessoas atingidas”, destacou José Melo.
Proprietários autuados
De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus, capitão Anibal Gomes, que agora é responsável pela distribuição de água dos 25 carros-pipa autorizados pela Manaus Ambiental, somente nesta terça-feira dois proprietários de veículos não credenciados foram autuados pela venda irregular de água inadequada para o consumo.
“Queremos deixar claro que a venda não está sendo feita pelos carros-pipa autorizados para distribuição gratuita, são carros particulares que estão se aproveitando da situação. Alertamos a população para que não compre água sem procedência e que, em caso de irregularidade, denuncie ao Procon Municipal”, esclareceu Anibal.
Enquanto o funcionamento do Proama não é normalizado, a distribuição de água gratuita irá continuar e uma parceria com a Eletrobrás Amazonas Energia vai permitir a reativação de mais 37 poços artesianos, perfazendo o total de 68 religados, depois que uma balsa atingiu a estrutura de captação do Proama há duas semanas, interrompendo o fornecimento.
REPORTAGEM: Alita Falcão / FOTOS: Arlesson Sicsú
Nenhum comentário:
Postar um comentário