Gol

terça-feira, 15 de julho de 2014

Prefeitura comemora o Dia do Homem reforçando a prevenção de doenças



(site prefeitura de Manaus)

saudehomem2

A cada três pessoas que morrem no Brasil, duas são homens. E em cada cinco pessoas que morrem de 20 a 30 anos, quatro também são do sexo masculino. Pensando nestas estatísticas e no fato de pesquisas mostrarem que os homens vivem 7,6 anos a menos, em média, do que as mulheres, a Prefeitura de Manaus está reforçando a importância de o homem ir ao médico para prevenir doenças.

Neste dia 15 de julho, Dia do Homem, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), irá incrementar as ações nas unidades de saúde voltadas à promoção, alertando os homens sobre a importância da prevenção, tratamento e recuperação de enfermidades, principalmente os da faixa-etária de 20 a 59 anos, onde há maior incidência de doenças preveníveis.

O Programa Saúde do Homem da Semsa promove a saúde primária motivando o paciente, na faixa-etária determinada, a realizar exames de rotina com a intenção de detectar doenças decorrentes do estilo de vida dos homens. “É necessário que esses exames sejam feitos pelo menos uma vez por ano para que as doenças mais comuns possam ser diagnosticadas e tratadas o mais rápido possível”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Segundo a coordenadora do programa na Semsa, Josilda Souza, as doenças que mais incidem sobre os homens são os cânceres de pulmão, pele, próstata e estômago, além das doenças do coração, ocasionadas por distúrbios metabólicos, como colesterol e triglicerídeos altos e, ainda, infartos e hipertensão e também acidentes vasculares cerebrais (AVCs). “Dentre os cânceres, destacou-se no ano de 2012, o de estômago com 156 mortes, seguido do pulmonar com 118. Quanto às doenças cardíacas, o destaque foi para o Infarto Agudo do Miocárdio com 195 óbitos e o AVC com 98 casos registrados”, informou Josilda.

O Dia do Homem foi criado em 15 de julho de 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh, médico de Trinidad e Tobago, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de alertar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde. Além do Brasil, outros países comemoram oficialmente o Dia do Homem: Trinidad e Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Estados Unidos, Cingapura, Malta e Reino Unido.

No Brasil, foi justamente a partir da década de 90 que os estudos sobre masculinidade ganharam força. Com as conquistas obtidas pelas mulheres e os questionamentos levantados pelo movimento feminista, os homens começaram a ter que repensar o papel que ocupariam na sociedade.

A Saúde do Homem constitui uma área da Saúde Pública que tem como foco de estudo e intervenção as relações entre o trabalho e a saúde integral. Tem como objetivos a promoção, a recuperação e a proteção da saúde do homem jovem e adulto, por meio do desenvolvimento de cuidados específicos e ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, dos agravos à saúde do trabalhador, a organização e prestação da assistência aos homens empreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada, no SUS. Na Semsa, o programa foi criado há quatro anos, desde a publicação da Portaria 1944, de 22 de agosto de 2009, atendendo à recomendação do Ministério da Saúde.

Reportagem: Agnaldo Oliveira Júnior
Fotos: Assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário