(site da Prefeitura de Manaus)

Representando as seleções da Rússia e Holanda, jogadores do bairro Santo Antônio e do Conjunto Santos Dumont conquistaram, respectivamente, a primeira e segunda colocação nas partidas disputadas pela Taça Cidade de Manaus de Futebol de Rua Golzinho 3×3 Sub-13, que aconteceram na manhã deste sábado, 12, no estacionamento da feira coberta do bairro Santo Antônio, zona Oeste da cidade.
Animados pelo grupo Garis da Alegria, criado em 2005 e mantido pela Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), jogadores e o público que foi prestigiar a segunda etapa da primeira edição da Taça, que é voltada a garotos de até 13 anos, receberam orientações sobre a importância da coleta seletiva, transmitidas durante apresentações musicais.
Realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e de parceiros, como a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Semulsp, tendo por objetivo a promoção da saúde e qualidade de vida da população, o combate à exploração sexual e a conscientização ambiental em todo o Estado.
“A ideia é aproveitar os eventos nos bairros para estimular nas comunidades uma maior atenção com as questões ligadas às crianças e adolescentes, além de aproveitar os mesmos agentes para a disseminação da consciência ambiental”, enfatizou a primeira-dama do município e secretária da Semasdh, Goreth Garcia Ribeiro, idealizadora das ações integradas que serão desenvolvidas ao longo da competição e no decorrer de projetos voltados para o esporte e lazer em todas as zonas de Manaus.
Para o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, a interação das secretarias ajuda a promover qualidade de vida. “Ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, pedofilia e campanhas socioambientais possibilita a interação com a comunidade. É importante valorizar o esporte, educando e conscientizando nossos atletas”, frisou.
Ainda de acordo com Damasceno, a prática de incentivo ao esporte nas comunidades facilita a descoberta de novos talentos. “Manaus foi escolhida como cidade-sede da Copa do Mundo e obteve ganhos significativos quando foi considerada, pela Federação Internacional de Futebol, tradução de Fédération Internationale de Football Association (FIFA), a capital mais preparada para sediar os jogos do Mundial. Esse reconhecimento despertou ainda mais o interesse da população em participar de ações voltadas para o esporte e lazer na capital”, declarou Elvys.
Aos 10 anos e com muito orgulho de acumular 12 medalhas em campeonatos de futebol, Heberth André Araújo, o “Gigante”, sonha em ser reconhecido profissionalmente como jogador da modalidade. Defendendo a seleção do Uruguai pelo bairro Parque São Pedro, ele marcou quatro gols durante partida no torneio e falou da expectativa que antecede um passo significativo na carreira.
“Já participei de muitos torneios promovidos pela Prefeitura de Manaus. Isso me ajudou a crescer como pessoa. Passei a ter um ótimo rendimento na escola e em casa. Embora eu ainda seja muito novo, fui convocado a participar de uma seleção que irá acontecer no fim do ano na Suíça, onde terei a chance de fazer parte de um time de futebol na categoria Sub-13”, disse Heberth.
A primeira edição da Taça Cidade de Manaus de Futebol de Rua Golzinho 3×3 Sub-13, que na semana passada ocorreu na zona Norte, segue no próximo sábado, 19, para a zona Leste da cidade. A etapa final, que será realizada na área de abrangência do Complexo Turístico Ponta Negra, com data a ser definida pelos organizadores, irá reunir oito equipes, campeãs e vice-campeãs das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade.
Os times disputarão entre si até que saia um vencedor, sendo assim revelado o grande campeão da Taça. Todos os integrantes da equipe campeã ganharão uma bicicleta e o artilheiro do evento será premiado com uma camisa oficial da Seleção Brasileira de Futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário