Gol

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Zonas Norte e Leste voltam a ser abastecidas pelo Proama



(site prefeitura de Manaus)

reabastproamaznl2

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o governador do Amazonas, José Melo, estiveram na plataforma de captação do Programa Águas para Manaus (Proama), na manhã desta quarta-feira, 23, para constatar a reativação das bombas e o início da normalização do serviço de distribuição de água para as casas das zonas Norte e Leste. A expectativa é de que todos os bairros que eram atendidos pelo programa antes do acidente, no dia 24 de junho, voltem a ter o serviço normalizado em até 48 horas.

“Desde o acidente nós estamos trabalhando de forma intensa para recuperar o Proama e normalizar a distribuição de água. O trabalho que era pra ter sido feito em 60 dias, conseguimos realizar em menos de 30, graças ao empenho de tantos trabalhadores que esqueceram a Copa do Mundo, seus momentos de lazer e, às vezes, até da própria família pra trabalhar por um objetivo comum”, afirmou o prefeito Arthur Neto.

As bombas foram religadas nesta terça-feira, 22, por volta das 21h, e à meia-noite a água tratada começou a chegar aos reservatórios. Nas primeiras horas da manhã, bairros como Mutirão e Nova Floresta já tinham o serviço normalizado.

“O Amazonas tem dado um bom exemplo de como o trabalho conjunto produz bons resultados. Temos isso na educação, na saúde, tivemos na Copa do Mundo e agora, vimos que juntando as forças da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado, provamos que é possível superar etapas”, declarou o governador José Melo.

Dentre os diversos trabalhadores que atuaram na recuperação da plataforma de captação, um em especial comemorou a conclusão do trabalho. Durante a visita de Arthur Neto e José Melo, Antônio Miranda recebeu uma ligação da esposa anunciando a chegada da água na residência do casal. “A partir do momento que a água sai daqui, ela leva seis horas pra chegar à estação de tratamento. Do Proama até em casa é outra jornada. Então, ver esse trabalho concluído pra mim é muito importante, porque era uma falta que eu e minha família estávamos sentindo na pele”, declarou o operário.

Mesmo com a volta do Proama, a ordem do prefeito Arthur Neto é de que os 61 poços e os caminhões-pipa continuem em operação até a completa normalização do serviço. “Algumas ruas ainda não vão receber água de imediato porque tem ar na tubulação e o pessoal da empresa Águas do Amazonas vai trabalhar em cima disso entre hoje (23) e amanhã (24). Até sexta-feira (25), todas as 500 mil pessoas das zonas Norte e Leste vão ter água na torneira. Até lá, a estrutura que foi montada nesse período vai continuar funcionando”, disse o diretor executivo do consórcio operacional do Proama, Sérgio Elias.

As obras de recuperação da estrutura vão continuar em andamento. Sobre a chegada da conta de água nas residências que foram prejudicadas com a interrupção do fornecimento, o prefeito Arthur Neto garantiu que não haverá cobrança. Pelo menos 41 mil pessoas estarão isentas da cobrança. “No começo, a falta de água atingiu todo mundo, mas depois, o fornecimento voltou ao normal para alguns. Quem recebeu água, vai pagar pelo que recebeu. Quem não teve água por todo esse período, estará isento. Esse acordo já está fechado com a empresa porque o povo não pode ser penalizado mais uma vez”, concluiu Arthur Neto.

Reportagem: Leonardo Fierro
Imagens: Marinho Ramos/Semcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário