Gol

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Prefeitura disponibiliza consultas oftalmológicas e óculos gratuitos para os alunos



(site prefeitura de Manaus)

conocal2

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está disponibilizando consultas oftalmológicas e óculos para alunos da rede pública de ensino de Manaus, por meio do Programa Saúde do Escolar. Na sala de aula, os problemas de visão dificultam o processo de aprendizagem do estudante, podendo causar desinteresse com as disciplinas e, posteriormente, o abandono da escola. O projeto existe para evitar que esse empecilho afaste os alunos da escola.

Os atendimentos tiveram início na manha desta terça-feira, 15, na Escola Municipal Carmen Hage, na zona Norte da cidade, e serão levados para unidades de ensino de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs).

Segundo o gerente de Atividades Complementares e Programas Especiais da Semed, Welciane Jacintho, serão realizadas três mil consultas e a distribuição de 1,5 mil óculos para os alunos. ”Nosso maior objetivo é identificar e corrigir os problemas para que eles não comprometam o ensino e aprendizagem. A secretaria espera contribuir com a diminuição da taxa de evasão escolar e garantir a melhoria na qualidade de vida dos alunos”, explicou.

O processo é dividido em três partes. Inicialmente, o professor faz um teste de acuidade para detectar quais alunos precisam se consultar com um médico e encaminha para um profissional que atende na própria escola. Após a consulta, se necessário, o estudante sai com encaminhamento para confecção das lentes e armação. No prazo de 30 a 40 dias, o aluno recebe o óculos na própria escola.

A aluna Lilian Correia, 13, do 6º ano, se consultou com o oftalmologista e foi detectado que ela tem astigmatismo e precisará usar óculos de lentes com grau 0,75, confirmando o que ela já desconfiava. “Eu sempre sentei na frente, mas estava com dificuldade de enxergar”, disse a menina.

A dona de casa Josenilda Silva, acompanhou os dois filhos na consulta médica. Ambos precisarão usar óculos. Ela agradeceu pela iniciativa da prefeitura, pois destaca que não teria condições financeiras de arcar com as despesas de lentes e armações. “Eu acho muito bom a prefeitura dar essa oportunidade para as pessoas que não têm condições como eu, porque os óculos custam muito caro. Eles sempre reclamavam de que não enxergavam direito, mas eu não tinha como comprar. Fico agradecida por essa ajuda”.

TEXTO: THIAGO BOTELHO
FOTOS: LTON SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário