(portal D24am)
Demora atinge quem faz o pedido do benefício nos postos do Pronto-Atendimento ao Cidadão (PAC)
Quem vai aos estandes da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) nesses locais, que atendem uma média de 5,8 mil pessoas por mês, chega de madrugada, sofre com a pouca quantidade de senhas distribuídas e da falta de servidores para realizar o pedido do benefício. Muitos voltam sem serem atendidos. A Setrab prometeu um mutirão para agilizar a concessão do seguro.
De acordo com Maxiara Castelo, 22, buscar os seus direitos se tornou uma tarefa difícil. “Estou há um mês tentando dar entrada no meu seguro-desemprego, mas sempre que chego em um PAC, não tem mais ficha ou está sem sistema. Hoje, cheguei aqui no Centro às 3h30 para conseguir pegar uma ficha, porque são apenas 50 senhas para muita gente”, reclamou.
Para Josías Arlindo, 44, que está desempregado, a solução seria aumentar o número de fichas. “É uma falta de respeito chegar aqui no Centro às 4h e esperar até as 8h o PAC abrir. Ainda temos que esperar a nossa vez, porque só tem uma pessoa atendendo, então esse processo é lento”, disse.
Além do PAC do Centro, a outra unidade localizada no bairro São José, zona leste, também distribui ficha, mas com uma quantidade um pouco maior.
Uma funcionária do PAC do São José, que não preferiu não se identificar, confirmou que são entregues 60 senhas às 7h30, todos os dias, e que muitas pessoas voltam para casa sem atendimento.
Rogério Braga, 23, relata diferenças no sistema de atendimento dos postos. “Em uns temos que agendar e em outros pegar ficha. Então, não sabemos o que fazer. Nesse jogo, acaba o prazo para entrada no seguro-desemprego e nada é resolvido”, ressaltou.
Outros PACs que possuem os postos da Setrab ficam nos bairros Cidade Nova e Alvorada 3. Nesses dois locais o processo de atendimento é diferente. As pessoas agendam todas as sextas-feiras, das 6h às 7h, para serem atendidas e conseguir o benefício.
Desde fevereiro, o atendimento era agendado pelo call center 0800 286 2300, mas devido a demanda ser alta, a Ouvidoria Geral do Estado cancelou o agendamento em maio.
Somente no mês de maio, mais de 5,7 mil pessoas agendaram o atendimento para o seguro-desemprego pelo call center.
Por meio de nota, a Setrab informou que os PACs servem para descentralizar o atendimento, e a alta demanda pelo seguro desemprego é sazonal, causada principalmente pelas demissões no comércio e na indústria após a Copa do Mundo.
“Daqui a duas semanas faremos um mutirão para atender no Centro, São José e Alvorada”, informou a secretaria, ao adiantar que as datas serão definidas até amanhã.
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