Gol

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Alunos usam feira de ciências para mostrar o uso do videogame no combate ao sedentarismo



(site prefeitura de Manaus)


combsedent (2)

Alunos do 8º ano da Escola Municipal Dom Jackson Damasceno, no São José 1, zona Leste, aproveitaram a feira de ciências para a apresentação do projeto ‘Exergame’, que teve a proposta de mostrar o alto nível de sedentarismo entre os jovens, oferecendo novas opções de exercícios.

Sob orientação do professor de educação física Rodrigo Souza, eles praticaram voleibol, boxe e corrida, por meio da plataforma do videogame XBox 360 Kinect.

“Eu não sabia que podia usar o vídeo game pra me exercitar. Soube apenas quando o professor deu a ideia de fazermos o projeto. Como faço parte da equipe, eu me senti obrigado a dar o exemplo e desde o início, há uns meses, comecei a me exercitar. Quando comecei, pesava 85 quilos. Hoje, estou na faixa dos 73 quilos. Uma brincadeira que tem ajudado na minha saúde”, afirmou o aluno Ian Maciel.

O professor Rodrigo Souza explicou que a ideia do Exergame é não somente divertir, mas unir entretenimento e atividade física. O projeto está sob a avaliação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Projeto Ciência na Escola (PCE), e pode receber incentivos para ser expandido.

“Nosso trabalho é investigar a intensidade dos exercícios com a utilização dos jogos virtuais. Nós selecionamos dez alunos para servirem como base para nosso estudo. Durante 50 minutos eles praticaram exercícios com o jogo e nós aferimos a frequência cardíaca e pressão arterial deles. Assim, vamos ter como calcular o gasto calórico deles após a realização da atividade”, explicou o professor, afirmando ainda que os jogos chamam a atenção dos jovens.

“Os jogos trazem uma atratividade para os adolescentes. Eles o veem e querem logo usá-lo. Só que diferente desses jogos comuns, nós temos um jogo com movimento. Então, eles vão praticar exercícios se divertindo. A ideia é tirá-los do sedentarismo”, concluiu.

Alimentação saudável
Como forma de complemento à pratica de exercícios físicos, a outra turma do 8º ano abordou o tema alimentação saudável, no qual  apresentou os alimentos que o corpo humano precisa para ter um bom desenvolvimento. Uma das equipes também apresentou os tipos de distúrbios alimentares mais frequentes, como: anorexia, bulimia e compulsão alimentar.

Débora Ferreira, 14, conta que antes de estudar para a apresentação da feira de ciências, desconhecia os males relacionados à alimentação. O que mais chamou a atenção da aluna foi a compulsão.

“Eu até me identifiquei um pouco com isso. Muitas vezes comia sem ter vontade, só por comer mesmo, já que era algo gostoso. Entendi que o compulsivo alimentar é como um alcoólatra”, observou.

TEXTO: THIAGO BOTELHO
FOTOS: CLEOMR SANTOS
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 8842-1188

Nenhum comentário:

Postar um comentário