Gol

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Projeto paisagístico do Complexo viário 28 de março terá 4,5 mil mudas ornamentais



(site prefeitura de Manaus)


OBRASS02

A Prefeitura de Manaus entregará o Complexo Viário 28 de Março à população, no próximo dia 1º de setembro, com um projeto paisagístico especialmente concebido para a obra, situada na Avenida Santos Dumont, nas proximidades do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O projeto, desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) para ser executado.

Serão utilizadas aproximadamente 4,5 mil mudas de espécies ornamentais e 80 mudas de árvores nativas da Amazônia, dispostas de forma destacada ao longo dos oito canteiros existentes no complexo. Na obra, a vegetação local dará as boas vindas a quem chega à cidade, já que as espécies são da flora amazônica.

O trabalho teve início na última sexta-feira, 22, com a preparação do solo e a abertura das covas para o plantio propriamente dito. A primeira muda de árvore foi plantada na área nesta segunda-feira, 25, pelo prefeito Arthur Virgilio Neto, durante visita às obras do complexo. A árvore plantada por ele foi um mogno, madeira nobre da região amazônica e protegida por lei.

Os canteiros do complexo 28 de Março receberão também mudas de açaí, palmeiras areca, sumaúma e jutairana. Entre as ornamentais, serão plantadas moreia, alamanda, miniixora, tumbergia, hibisco e dracenas.  No total, 28 pessoas trabalham na execução do projeto.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, explicou que a ideia é trazer a diversidade da flora amazônica para a obra. “São áreas gigantescas, com mais 200 metros de comprimento, e a intenção da prefeitura é aproveitar esses espaços para apresentar algumas espécies florestais e frutíferas nativas da região, valorizando e humanizando a área”. A secretária lembrou ainda que o paisagismo é a última etapa do processo de conclusão da obra.

Ela lembra que os projetos paisagísticos são planejados de acordo com as características das obras. Por se tratar de um complexo viário, uma das principais finalidades com a vegetação é promover sombreamento, embelezamento, mas sem causar distração nem prejudicar o trânsito, que é bastante intenso na área.

Segundo a diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rosemary Bianco, as equipes trabalham na preparação dos canteiros em ritmo intenso, com a perspectiva de entregar o trabalho pronto na próxima sexta-feira, 29. “Já concluímos o plantio de dois canteiros, com dois desenhos, e a preparação de todo o terreno em que vamos plantar”, afirmou, lembrando que os locais não têm fiação elétrica e poderão abrigar espécies de grande porte, a exemplo do mogno e da sumaúma, que chegam até 20 metros de altura. A expectativa de crescimento dessas espécies é de 10 anos, com a manutenção adequada.

Fotos: Marinho Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário