Gol

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Deputados justificaram 52,3% das faltas na Assembleia com viagens



(portal D24am)

Cento e onze das 212 faltas têm essa justificativa
quinta-feira 21 de agosto de 2014 - 7:30 AM
Da Redação / portal@d24am.com
A frequência  dos deputados estaduais está disponível no site da Assembleia Legislativa do Estado. Foto: Sandro Pereira
Manaus - Cento e onze, de um total de 212 faltas dos deputados estaduais foram justificativas com viagens para dentro e fora do Amazonas, o número equivale a 52,3% das faltas apresentadas de fevereiro até essa quarta-feira (20), segundo dados disponíveis no site da Assembleia Legislativa do Estado (ALE).
Vinte e um dos 24 deputados estaduais justificaram 55  ausências com ‘viagem’ ao interior do Estado ou municípios específicos como Coari, Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara, cidades mais visitadas pelos deputados.
Outras 54 faltas foram justificadas com viagem à Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Duas faltas foram abonadas com justificativas de viagem para fora do Brasil. Os destinos eram Bolívia e Uruguai.
Os deputados Cabo Maciel e Adjuto Afonso foram os que mais usaram o termo ‘viagem’ para justificar faltas. Adjuto Afonso usou o termo 13 vezes, sendo 11 quando esteve em viagens para fora do Estado, principalmente Brasília, e duas para o interior. Maciel usou a justificativa 12 vezes quando viajou para o interior do Amazonas.
Os deputados Arthur Bisneto (PSDB) e Josué Neto (PSD) não usaram essa justificativa para abonar faltas, e a deputada Conceição Sampaio (PP) não teve faltas este ano.
Outras 25 faltas foram justificadas com ‘cumprindo agenda parlamentar’, ‘em viagem pela da comissão’, ‘audiência pública’, e ‘representando a ALE’. Dezesseis com  motivo de saúde. Em 13 ausências, os deputados pediram desconto de salário por estarem em campanha eleitoral.
O termo ‘viagem’ não está previsto no Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), assim como ‘Missão Política’ e ‘Compromisso Partidário’, e ‘Agenda Externa’ usados para justificar outras 47 faltas.
Segundo o procurador-geral da ALE, Vander Góes, as justificativas são entendidas pelos deputados como ‘atividades inerentes a atuação do parlamentar’, o que consta no Regimento da ALE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário