Gol

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Parques revitalizados estimulam a população a frequentar e redescobrir os espaços



(site prefeitura de Manaus)


parqrevit2

O processo de revitalização a que foram submetidos os parques municipais do Mindu e Ponte dos Bilhares devolveu à população o prazer de frequentar esses espaços com segurança e a satisfação de contemplar a natureza. Passados 120 dias da entrega dos parques reformados pela Prefeitura de Manaus, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), órgão gestor dos espaços, registrou um avanço significativo no índice de visitação e satisfação dos frequentadores.

No Parque Municipal Ponte dos Bilhares, a revitalização conseguiu reduzir a zero as ocorrências de arrastões e assaltos. O trabalho no logradouro teve como principal meta a garantia de segurança dos frequentadores. Além de conseguir impulsionar a visitação, o projeto de revitalização devolveu a sensação de tranquilidade a quem utiliza o espaço para caminhar, praticar esportes ou passear com a família. Os principais pontos trabalhados no espaço foram: melhoria da iluminação, com a implantação das luminárias a LED em toda a extensão das duas etapas, novas guaritas de segurança, muro fechando os acessos clandestinos e reforço da Guarda Civil Metropolitana junto com a Polícia Militar.

O gestor do Parque Municipal Ponte dos Bilhares, Paulo Victor Duarte, explicou que a média estimada de visitantes do local saltou para 1,2 mil pessoas/dia, chegando a três mil em dias de eventos e nos finais de semana. “O público é maior às sextas-feiras, sábados e domingos porque são os dias em que geralmente ocorrem programações culturais e infantis”.

Durante os dias úteis, a academia ao ar livre, com 14 equipamentos diferentes, é um dos principais atrativos do público e levou também ao aumento da média de frequência no parque.  Atualmente, a pista de skate do parque, outro point muito frequentado, está recebendo cuidados de uma empresa fabricante de peças, que está fazendo trabalho de preenchimento de trechos danificados e instalação de cantoneiras de ferro para facilitar as manobras dos praticantes do esporte, sem custo ao erário público.

A estudante Luana Souza, 24, frequenta o Parque Ponte dos Bilhares há cerca de um ano e conta que o mais interessante para ela foi a melhoria da iluminação do local. “O parque era muito escuro e não oferecia segurança, principalmente, para quem vinha durante a noite. Hoje, está iluminado e com mais pessoas frequentando”, diz Luana, ressaltando que faz caminhadas diárias no local.

O gestor do Parque Municipal do Mindu, José Feitoza,  explica que a unidade de conservação também experimentou um aumento nas visitações e ainda está sob o impacto da inauguração das obras de revitalização. “As pessoas estão vindo se reencontrar com o Parque do Mindu. Passados  esses dias da inauguração das obras de revitalização, ainda recebemos pessoas que se dizem impactadas com a beleza do lugar”. Segundo ele,  o parque vem mantendo a média de número de visitantes nos finais de semana de 350 a 400 pessoas, apesar de ainda não ter  retomado o funcionamento do tradicional café da manhã, no Chapéu de Palha – no momento em processo de licitação. Segundo Feitoza, essa foi a mesma média de público recebido no Mindu, durante o ano de 2013, quando foram realizados 43 eventos no parque.  “Hoje, o nosso principal atrativo é o próprio parque, com sua manutenção e limpeza, e mantemos um bom índice de visitação”, afirmou.

Somente no último sábado, 23, o parque recebeu 147 pessoas, entre adultos e crianças, que ainda não conheciam o espaço.

Fotos: Alexandre Fonseca/Marinho Ramos
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423 / 8842-1243

Nenhum comentário:

Postar um comentário