Gol

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Manaus sedia encontro sobre a alimentação escolar



(site prefeitura de Manaus)

enctecconsalim (2)

Para garantir alimentação nutritiva e de qualidade aos alunos da rede pública municipal de ensino, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sediou nesta quinta-feira, 28, o 9º Encontro Técnico de Conselheiros de Alimentação Escolar 2014.

O evento, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contou com a participação de gestores, nutricionistas e membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de diversos municípios do Amazonas e foi realizado no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado na rua Maceió, no bairro Parque 10, zona Centro-Sul.

Representante do FNDE, Renata Mainenti, explicou sobre a importância da Compra da Agricultura Familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e da participação dos conselheiros, gestores e nutricionistas.

“O objetivo das formações é a troca de experiências. Elas são voltadas para os conselheiros que têm um papel importante no PNAE em todas suas etapas. Por isso, aproveitamos esse momento para chamar os gestores e nutricionistas e fazermos esse debate, essa conversa, visando fortalecer a execução do PNAE. É importante a presença de todos os envolvidos na alimentação escolar”, informou.

O encontro contou, ainda, com palestras de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público do Estado (MPE).

Durante o evento foram abordados temas como Planejamento de Cardápio, Alimentação Indígena, Controle de Qualidade, Agricultura Familiar, Vigilância Sanitária e Nutrição.

Nutricionista no município de Caapiranga, Renata Alexandre destacou que o encontro é uma forma a mais de conhecimento para os que trabalham com a alimentação escolar.

“É uma forma de se aprimorar mais, ter mais conhecimento, saber das novidades da alimentação escolar. Por isso, acho de extrema importância esses encontros. Acho que a alimentação é um setor que tem que ser dado uma atenção maior”, opinou.

Para o gerente de Controle de Qualidade da Alimentação Escolar da Semed, Leís Batista, sediar o encontro é uma forma que a secretaria tem de discutir os temas sobre a alimentação e ao mesmo tempo avaliar as ações referentes a merenda da rede municipal de educação.

“Ter a oportunidade de discutir propostas de melhorias, de como trabalhar de forma mais eficiente o recurso público, poder nos adequar às reivindicações do Tribunal de Contas, às novas legislações, novas demandas do Ministério Público, além de extrair o que eles vêm trazer de novidade nas aplicações de recursos. É importante porque nos dar a oportunidade de discutir, nos avaliarmos e ao mesmo tempo para melhorar a nossa atividade como executores do Plano Nacional de Alimentação Escolar”, informou.

Texto: João Pedro Figueiredo
Fotos: Lton Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário