Gol

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Décimo terceiro do INSS no AM injeta R$ 87 mi na economia



(portal D24am)

Extratos estarão disponíveis para consultas a partir de segunda-feira
quinta-feira 21 de agosto de 2014 - 7:15 AM
Laís Motta / portal@d24am.com
Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. Foto: Chico Batata/ Acervo DA
Manaus - A partir da próxima segunda-feira, 184.495 aposentados, pensionistas e segurados da Previdência Social no Amazonas começam a receber a primeira parcela do 13º salário, o que representa um volume total de R$ 87 milhões injetados na economia local.
Os depósitos serão simultâneos ao pagamento da folha mensal de agosto e se estendem até 5 de setembro. O extrato de pagamento dos benefícios estará disponível para consultas no site da Previdência Social (http://www.previdencia.gov.br/), a partir de segunda-feira.
Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para os que passaram a receber o benefício depois de janeiro, que terão o valor calculado proporcionalmente.
Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.
De acordo com a Previdência Social, por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais (LOAS) não têm direito ao 13º.
Nesta antecipação, não haverá desconto de Imposto de Renda (IR). O IR sobre o 13º só é cobrado em novembro e dezembro, durante a segunda parcela da gratificação, segundo a Previdência.
Gastos
A orientação do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) é que o dinheiro que sobrar seja usado, prioritariamente, para quitar dívidas, se houver.
O presidente do Corecon-AM, Marcus Evangelista, disse que, muitas vezes, os aposentados contraem dívidas por outras pessoas, usando o empréstimo consignado.
“O nome que se negativa é o do idoso”, afirma Evangelista. Segundo ele, o consignado pode ser um “facilitador de vidas”, desde que usado em situações emergenciais e não para comprar uma televisão, por exemplo.
Os beneficiários devem evitar emprestar o 13º a outras pessoas, como parentes. O melhor é depositar. A ideia é para que o segurado sempre tenha uma reserva para os casos de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário