(portal Acrítica)
Para SMTU, o próximo passo a ser feito é a colocação da sinalização das faixas exclusivas e dos trechos que deverão ser compartilhados com outros veículos
As
12 últimas plataformas do antigo sistema Expresso, rebatizado de Bus
Rapid System (BRS), reformadas neste ano, foram inauguradas nesta
terça-feira (12). No total, 41 plataformas receberam melhoramentos nas
avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós, Autaz Mirim, Noel Nutels e
Max Teixeira.
Pelas
plataformas da avenida Max Teixeira, por exemplo, vão passar as linhas
300, 448 e 640 até o Terminal de Integração 3 e a partir do T3 apenas as
linhas 448 e 640 seguem o itinerário até o Centro.
Segundo
o diretor-presidente da Superintendência Municipal de Transportes
Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, o próximo passo a ser feito é a
colocação da sinalização das faixas exclusivas e dos trechos que deverão
ser compartilhados com outros veículos.
Apesar
da conclusão da reforma, Pedro Carvalho informou que não há uma data
para o inicio da operação do sistema, pois o processo é gradual e
necessita da adaptação da população.
O
diretor destaca que os ônibus que vão trafegar pela faixa exclusiva da
esquerda ganharão bastante velocidade e, com isso, o tempo de viagem
será reduzido, pois essa é a principal reclamação dos usuários do
transporte público.
“O importante é que se começou a priorizar o transporte coletivo, pois é
isso que toda cidade grande faz porque se não vai chegar um ponto onde
tudo vai parar”, disse Carvalho.
As
plataformas, construídas por Alfredo Nascimento (PR), pagas por Serafim
Corrêa (PSB) e abandonadas por Amazonino Mendes (PDT), nos respectivos
mandatos de prefeito, começaram a ser reformadas pelo prefeito Artur
Neto no ano passado e deveriam estar prontas antes da Copa do Mundo,
para compor o sistema de mobilidade urbana da cidade.
Para
o prefeito Arthur Neto (PSDB), o problema de mobilidade urbana em
Manaus pode ser resolvido com a implantação de uma nova tecnologia, seja
o BRT ou qualquer outra, mas enquanto isso não acontece, melhorias como
as reformas dos terminais, construção de um complexo viário na avenida
Torquato Tapajós e a implantação das faixas exclusivas de ônibus, podem
amenizar o problema.
O
prefeito acrescentou ainda que é preciso fazer agora um trabalho de
engenharia de trânsito, recuperação de vias, abertura de novas ruas para
que esse conjunto de ações possam transformar o trânsito de Manaus.
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