Gol

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Gestores de escolas municipais participam de oficina de orientação sobre os programas federais



(site da Prefeitura de Manaus)

oficorient (2)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta segunda-feira, 4, oficina de orientação dos programas federais desenvolvidos na rede municipal de ensino. A atividade ocorre no auditório da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque Dez, zona Centro-Sul.

O encontro ocorre por meio da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) e vai até o dia 11 de agosto, contando com o total de 435 gestores das escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade. No primeiro dia da oficina participaram diretores das Divisões Distritais Zonais (DDZs) Sul e Oeste. Na rede de ensino, a Semed trabalha hoje com os programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Básico, PDDE Escola, PDDE Campo, PDDE Escola Acessível, PDDE Escola Sustentável, PME, Programa Relação Escola Comunidade, Atleta na Escola, Programa Mais Cultura e Conselho Escolar.

Chefe da Dage da Semed, Jussara Marques disse que a reunião serve para orientar a operacionalização de recursos dos programas federais nas unidades de ensino do município. Segundo ela, a secretaria já recebeu alguns recursos, por isso, existe a necessidade de ajuda aos gestores na execução dos trabalhos nas unidades.

“Cada um desses programas têm uma especificidade para o investimento dos recursos, por isso procuramos passar essa orientação de forma didática aos educadores. Estamos recebendo a primeira parcela de alguns programas federais e o gestor tem que saber o que pode e deve fazer em sua escola”.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor José Érico, localizado no bairro de Educandos, na zona Sul, com os programas PDDE Escola e PDDE Escola Acessível (alunos inclusos), beneficia 506 crianças do maternal e do 1º e 2º períodos. Ano que vem, a escola será beneficiada com PDDE Escola Sustentável.

“É muito importante porque nos ajuda e orienta sobre como devemos administrar os recursos provenientes do Governo Federal para as escolas do município. Por exemplo, os recursos do PDDE Escola nós aplicamos no material de consumo geral. Ele serve para facilitar o desenvolvimento da aprendizagem, no qual podemos usar brinquedos educativos e também cama elástica, que trabalha o desenvolvimento motor da criança”, destacou a diretora da escola, Perla Tupinambá de Araújo.

Fotos e texto: Paulo Rogério Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário