(portal D24am)
Governador está desde ontem percorrendo municípios do interior do Estado
Segundo informações divulgadas pela sua assessoria de imprensa, o governador está em campanha, desde essa quinta-feira (7), em viagem pelo interior, começando por municípios da calha do Rio Juruá.
A Agência de Comunicação do Governo do Estado (Agecom) informou que José Melo “tem conciliado as funções de chefe de Estado com as de candidato à reeleição e que as agendas são cumpridas em paralelo e sem perdas para a administração do Estado do Amazonas”.
Depois de retornar de Brasília, onde esteve na última quarta-feira participando da solenidade de promulgação da prorrogação da Zona Franca de Manaus, o governador passou o dia inteiro, nessa quinta, cumprindo agenda político-partidária no interior do Estado. Melo visitou quatro municípios da calha do Rio Juruá.
Já nesta sexta (8), visitas em mais quatro municípios já estão confirmadas, também em horário de expediente, segundo agenda enviada aos veículos de comunicação pela assessoria de imprensa de campanha.
Melo participou de comício ontem pela manhã em Guajará, pela coligação ‘Fazendo mais por nossa gente’, previsto para iniciar às 9h. O deputado federal Henrique Oliveira (SDD), candidato a vice na chapa de Melo, e o ex-governador e candidato ao Senado, Omar Aziz (PSD) também participaram.
Em seguida, Melo, ainda acompanhado de Henrique e Omar, viajou para Ipixuna, onde participou de mais um comício, às 14h, de acordo com a agenda de campanha. Às 16h, o grupo já seguia para Eirunepé, onde estava marcado mais um comício, às 18h.
Hoje, Melo, Omar e Henrique, acompanhandos de deputados estaduais, participarão de comícios às 9h em Envira, às 15h em Itamarati, e às 19h30 em Carauari, conforme informações da assessoria de imprensa da coligação.
Segundo o assessor jurídico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Leland Barroso, a legislaçao eleitoral não proíbe que candidatos façam campanha em horário de expediente.
“Existe regra para servidor público que não pode fazer campanha em horário de trabalho, e se for candidato tem que se afastar do serviço público, mas no caso de candidatos a lei é omissa. Não existe nada que proíba isso”, disse.
Leland disse ainda que não houve registros no TRE de candidatos que tenham recebido processo por fazerem campanha em horário de trabalho. E que no caso de trabalhar durante o expediente, cabe apenas os descontos salários, pelo dia não trabalhado.
A única proibição quanto a eventos e campanha no horário de expediente, é de que candidatos compareçam a inaugurações públicas nos três meses que antecedem a eleição.
A legislação também proíbe o governador de realizar pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, fora do horário eleitoral gratuito, nesse período. Com exceção para casos de grande interesse público.
Na ALE
Deputados estaduais também estão aproveitando as viagens de Melo para se promover e acompanham a comitiva desde ontem. Às quintas-feiras, há sessão na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).
Pelo menos dez deputados estavam ausentes da sessão ontem pela manhã, às 10h30, quase duas horas após o horário de início.
Não estavam na sessão, os deputados Abdala Fraxe (PTN), Cabo Maciel (PR), David Almeida (PSD), Josué Neto (PSD), Marcelo Ramos (PSB), Sidney Leite (PROS), Sinésio Campos (PT), Tony Medeiros (PSL), Vera Castelo Branco (PTB), Wanderley Dallas (PMDB), Wilson Lisboa (PCdoB).
Lisboa chegou à ALE por volta das 11h para participar de uma sessão de homenagem de autoria dele. Os deputados David Almeida, Josué Neto e Sidney Leite acompanharam Melo nas visitas a Guajará e Ipixuna, ontem.
Por volta das 11h, Josué Neto postou em seu perfil no Facebook que estava com Melo e Omar em Guajará. Questionado se iria descontar a falta do seu próprio salário, Josué não respondeu.
No último domingo, Josué havia dito que caso algum deputado fizesse campanha em horário de expediente teria o salário descontado. No dia 5, reiterou a decisão e disse que seria descontado inclusive o dele, se faltasse.
O deputado Marcelo Ramos informou que estava em uma reunião com o governador de Roraima, Chico Rodrigues (PSB). A reportagem tentou contato com os demais parlamentares, sem sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário