Cada
vez mais cedo, jovens estão se lançando na aventura de administrar seus
próprios negócios. A nova geração de empreendedores do Amazonas não
teme desafios
Com a Produtora Malbi Casa de Ideias, Janaina Chagas realiza o sonho de gerenciar sua própria empresa
A
empresária Janaína Chagas, 30 anos, sonhava desde a adolescência em ser
dona do próprio negócio. Ela, que hoje comanda a Malbi Morada de
Ideias, uma produtora especializada em mídias sociais, nunca se
enquadrou na relação tradicional entre patrão e empregado.
Para
alcançar seu objetivo, Janaína lançou mão de características próprias
ao empreendedor de sucesso como foco e disciplina. Ela, mesmo antes de
completar 18 anos, já juntava dinheiro para abrir a sua própria empresa.
“Eu guardava tudo e aplicava em uma poupança. Se eu ganhasse R$ 1 mil
por mês, guardava R$ 500. Deixei de viajar, de sair, mas valeu a pena.
Tive experiências ruins no início, mas agora estou no caminho certo”,
relatou.
Janaína
está entre os milhares de jovens que se lançam, cada vez mais cedo na
aventura de abrir seu próprio negócio, uma tendência que foi
identificada em 2012 pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM),
instituto que acompanha o empreendedorismo em todo o mundo.
O
administrador Salvio Rizzato, instrutor do Sebrae, percebeu essa
tendência nas últimas turmas de Empretec - programa de desenvolvimento e
capacitação empresarial executado pelo Sebrae. De acordo com ele, nos
últimos dois anos, tem sido marcante nas turmas a presença de jovens com
até 25 anos. “Muitos já são empresários que buscam aprimoramento”,
conta.
Para
Rizzato, uma das razões para o aumento da participação jovem no cenário
empresarial é o fato de que a geração Y – pessoas que nasceram no final
dos anos 1980, até meados da década de 1990 – está chegando ao mercado.
“São jovens com valores diferentes, que buscam realização pessoal,
autonomia financeira, não gostam de cumprir horários. É uma geração que
cresceu com a Internet e cercada de informação e recursos tecnológicos”,
explica.
É
o caso de Aurélio Neto. O jovem de 25 anos que há sete já trilha os
caminhos do empreendedorismo na área da construção civil, resolveu se
aprimorar para tentar um novo negócio no ramo de alimentação.
Prestes
a completar um ano, o Sandugão Sanduicheria é especializado em rodízio
de cachorro-quente, um tipo de negócio inédito no Brasil.
A
novidade, que garantiu a satisfação dos clientes que podem provar até
25 receitas diferentes, também rendeu ao jovem administrador um posto
entre os dez empreendedores mais inovadores do ramo de alimentação do
País, segundo a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da
editora Globo.
Hoje,
dois outros brasileiros seguem a receita de sucesso de Aurélio e
apostam no ramo. “Não dá para fazer sempre o mesmo. É preciso se
capacitar e oferecer algo inteiramente novo”, ensinou.
Senso de oportunidade
O
engenheiro ambiental Gustavo Feitoza, 33, é o mais novo franqueado da
rede Fast Temaki em Manaus. A nova unidade da franquia de fast food foi
inaugurada na cidade na última quarta-feira (13) com um toque de
inovação. Gustavo conseguiu convencer os diretores da rede a autorizar a
instalação de um bar com espaço para exibição de jogos de futebol e
eventos de UFC no local.
Apesar
de jovem, a nova loja não é o primeiro negócio de Gustavo, que também é
proprietário de uma loja de conveniência. No caso da temakeria, Gustavo
explica que o negócio surgiu por puro senso de oportunidade. “Não tinha
uma temakeria boa aqui nessa área (Campos Elísios). É uma área bem
carente de restaurantes e bares. UFC e jogos atraem muita gente. Além
disso, por causa da lei seca, as pessoas preferem beber perto de suas
casas”, detalha o empresário.
Pedras no caminho
Porém,
o caminho da autonomia não é nada é fácil. É o que lembra a
proprietária da Pizzaria La Vitesse, Michelle Togni de Almeida. Com 28
anos, a empresária que trouxe para Manaus a pizza “gigante” (com 32
fatias) também precisou de muito estudo e paciência para ver o negócio
dos seus sonhos engrenar.
Recorrer
ao Sebrae e a todo o tipo de orientação no início do negócio estão
entre as dicas de Michele. “Quem é jovem, mas já sabe que deseja ser
independente, precisa compensar a inexperiência com conhecimento. Fiz o
curso de empreendedorismo do Sebrae e li tudo que estava a meu alcance
sobre o assunto. Não basta só ter talento para empreender”, ressalta
Michelle.
A
empresária lembrou que o início exigiu coragem. “Eu tinha muita vontade
de abrir um negócio e meu tio tinha vivido dez anos na suíça e voltou
de lá conhecedor do ramo de pizzaria. Então, juntos, nós criamos coragem
e fizemos o investimento. Como sou jovem e nunca tinha feito isso
antes, enfrentei grandes desafios. Tudo foi novidade. Pensei até em
desistir, mas fui em frente”.
Capacitar é preciso
Especialistas
concordam que só vocação para os negócios e vontade de trabalhar não
bastam para garantir o sucesso de empreendedores de qualquer idade.
Capacitar-se para o gerenciamento do negócio é fundamental. O Empretec,
programa executado pelo Sebrae é uma boa opção para quem busca esse
aprimoramento. O método foi desenvolvido pela Organização das Nações
Unidas (ONU) e já capacitou cerca de 190 mil pessoas em todo o País.
Outra
opção para quem não tem muito tempo são os cursos livres de gestão da
Fundação Getúlio Vargas (FGV). São cursos online ministrados por meio da
plataforma digital da instituição. “Fiz o curso de gestão, que me abriu
uma nova percepção em termos de gerenciamento”, diz o microempresário
Almir Souza, 32.
Serviço
Malbi Morada de ideias
R. EG, Conj. Morada do Sol, Aleixo. Tel:3343-7703
Sandugão Sandui- cheria
Av. Prof. Ninton Lins, P. das Laranjeiras
Tel: 3343-6801
Pizzaria La Vitesse
Av. Prof. Nilton Lins Tel: 3347- 0247
Fas Temaki - Campos Elísios
Av.Constan- tinopla,200
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