Gol

sábado, 9 de agosto de 2014

Prefeitura aproveita mês dos pais para reforçar ações à saúde do homem



(site da Prefeitura de Manaus)


saudehomem (2)

A Prefeitura de Manaus estará reforçando as ações de prevenção e promoção à saúde do homem durante o mês de agosto. A intenção é aproveitar a comemoração do Dia dos Pais, neste 10 de agosto, para destacar a importância de um papel mais ativo dos homens nos cuidados com a própria saúde e para divulgar os serviços da rede municipal de saúde.

O secretário municipal da pasta, Homero de Miranda Leão, explicou sobre as ações. “A Política de Atenção Integral à Saúde do Homem foi implantada em Manaus no ano de 2010 e é uma das estratégias do Ministério da Saúde para ampliar o número de atendimentos em saúde da população masculina em todo o Brasil, na faixa etária de 20 a 59 anos”.

O objetivo da política é estabelecer estratégias para inserir cada vez mais pacientes homens nos programas de saúde, trabalhando nos eixos saúde sexual; reprodutiva e paternidade; violências e acidentes em geral e o acesso/acolhimento dos homens na atenção básica, porta de entrada prioritária no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Culturalmente falando, muitos homens acham que não vão adoecer, por isso não se cuidam. Geralmente têm medo de descobrir doenças e não procuram regularmente os serviços de saúde e quando procuram, na maioria das vezes, não seguem os tratamentos recomendados”, ressalta a chefe do Núcleo de Saúde do Homem e Grupos Especiais da Semsa, enfermeira Josilda Souza.

De acordo com a enfermeira, as principais doenças que atingem os homens são o infarto, colesterol elevado, diabetes, hipertensão arterial, AVC (derrame), além de cânceres como o de pulmão, da pele, da próstata e do estômago. “Na sua maioria, esses agravos podem ser prevenidos ou controlados com a realização de exames periódicos e de acompanhamento médico frequente. O ideal é a realização de pelo menos duas consultas médicas ao ano”, explica Josilda Souza.

A estratégia da Semsa tem sido a busca pela inserção dos homens nos programas de saúde que já existem na rede municipal, como Alimentação e NutriçãoControle das DSTs e Aids, Imunização, Controle da Hipertensão e DiabetesPrevenção de acidentes, violência e promoção à saúdeSaúde Bucal, Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.

Em algumas Unidades Básicas de Saúde da Família já está sendo implantado o chamado pré-natal masculino, onde o companheiro da gestante, além de ser estimulado a participar de todas as etapas de cuidado com a mãe e o bebê, é orientado sobre os outros programas de saúde. “É um momento em que o homem, por se tornar pai, está mais sensível à própria saúde e por isso os profissionais que realizam o atendimento aproveitam para realizar exames como avaliação de pressão arterial, de diabetes, atualizar a carteira de vacinação, encaminhar para a realização de exames laboratoriais de rotina e de sorologia para HIV, Hepatite e Sífilis”, explica Josilda Souza.

Ações
Nesta sexta-feira, 8, a Semsa, por meio do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), participou de uma ação em Saúde do Homem no Centro de Distribuição dos Correios, no Centro, reunindo 150 profissionais para o repasse de orientações, sobre nutrição, saúde bucal, fisioterapia, hipertensão arterial e doenças sexualmente transmissíveis. Também foi realizada a oferta de exames de pressão arterial, distribuição de preservativos e vacina contra febre amarela, tétano e hepatite. O trabalho foi realizado em parceria com os Correios.

Até o final de agosto, as Unidades de Saúde da rede municipal também estarão realizando ações educativas, orientações individuais, distribuição de preservativos, imunização e distribuição de kits odontológicos para homens, atividades físicas, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite.

No dia 30 de agosto, o Disa Oeste também vai promover torneio de futebol, oferecer corte de cabelo e sensibilização com distribuição de material informativo e educativo, durante a próxima edição do projeto Viver com Saúde, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na zona Oeste de Manaus.

Reportagem: Eurivânia Galúcio
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315 / 8842-8370

Nenhum comentário:

Postar um comentário