(site prefeitura de Manaus)

Na tarde desta segunda-feira, 04, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o secretário Municipal de Saúde, Homero Miranda Leão Neto, a primeira-dama do município e secretária municipal de Assistência Social, Goreth Garcia e o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Bernardino Albuquerque, entregaram certificados de agradecimentos aos servidores pelo compromisso e dedicação nos trabalhos na área de saúde na Copa do Mundo 2014. “Nós podemos sediar aqui qualquer evento de porte mundial. Os hotéis e os restaurantes estão preparados. A nossa hospitalidade foi a nossa marca e nós notamos vários exemplos. Aos servidores da Semsa demostro todo o nosso agradecimento”, disse o prefeito de Manaus Arthur Neto.
Durante a Copa do Mundo 2014, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mobilizou várias equipes para atendimento dos protocolos de responsabilidade da Prefeitura de Manaus, na área da saúde. “Este é um ato de reconhecimento ao grande trabalho desenvolvido pelos servidores da Semsa, durante a Copa do Mundo. Toda a expertise conquistada durante o evento nos dá a certeza absoluta de que estamos preparados para atuar com qualidade em qualquer grande evento que Manaus receber”, afirmou o secretário Homero de Miranda Leão.
Números da atuação da Semsa na Copa
O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) registrou 1.394 atendimentos e ocorrências médicas em saúde nos eventos da Copa do Mundo FIFA 2014 em Manaus, nos 28 dias de monitoramento, incluindo os quatro jogos na Arena da Amazônia. As informações são compartilhadas com o Ministério da Saúde e integram as ações de vigilância e atenção à saúde. Nos Hospitais públicos foram realizados 1.276 atendimentos (cerca de 91,54%) e nas unidades privadas 118 (cerca de 8,04%).
Do total de atendimentos, 916 foram clínicos, onde as principais causas foram cefaleia e mal estar e 461 traumas entre os motivos mais frequentes seguem quedas, agressões e acidentes de trânsito. Os locais com maior incidência foram na PMA Ponta Negra 288, Arena da Amazônia com (279) atendimentos, Hospital João Lúcio (131), SPA Alvorada (94), Hospital Platão Araújo (79) e Hospital Santa Júlia (77).
O perfil dos usuários dos serviços de saúde foram espectadores e participantes dos eventos, 56,8% homens e 43,2% mulheres da faixa etária entre 20 a 39 anos, o que representa 59,2%. Cerca de 85,5% são brasileiros e desses 95,05% amazonenses. Entre os estrangeiros atendidos o destaque foi para os ingleses (31 atendimentos) seguidos por norte-americanos (30), venezuelanos (23) e colombianos (13), é importante ressaltar que aproximadamente 94,02% foram atendidos nos serviços públicos e apenas 5,9 % na rede particular, dentre os atendimentos 76,3% foram de queixas clínicas.
Ciocs
O Centro de Comando que atua nos eventos de massa realizados em Manaus reúne em uma única estrutura todos os órgãos de ligados à saúde, que busca otimizar a comunicação entre eles e monitorar as unidades assistenciais do Estado e do Município em tempo real, para garantir as ações de assistência e vigilância em saúde.
Manaus foi uma das três sedes da Copa incluindo Fortaleza e São Paulo que participaram do projeto piloto do Sistema de Vigilância Ativa do Ministério da Saúde (MS), que identificou de forma oportuna a notificação clínica e trauma referente aos participantes da Copa do Mundo.
Texto: Agnaldo Oliveira Júnior
Fotos: Marinho Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário