Gol

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Prefeitura inicia curso para capacitar motoristas e cobradores do transporte coletivo



(site da Prefeitura de Manaus)

capmotcobrad (2)

Motoristas e cobradores do transporte coletivo de Manaus começaram a receber nesta segunda-feira, 4, aulas de capacitação voltadas para o atendimento prestado a idosos e pessoas com deficiência. As aulas fazem parte de um curso que integra a primeira fase do Programa Socioeducativo de Atendimento ao Usuário Especial, lançado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), para aprimorar o serviço de transporte coletivo na capital.

Representantes de entidades que cuidam de idosos e pessoas com deficiência têm ministrado o conteúdo das aulas. O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Ronaldo André Bacry Brasil, que proferiu a primeira aula do curso, explica que a ideia é não apenas levar informações, mas, também, proporcionar uma troca de experiências entre operadores. “Eles têm colocado suas opiniões e dúvidas em torno do que vivenciam diariamente na rotina de trabalho. Nós procuramos ajudá-los a agir da forma mais adequada diante das dificuldades e sensibilizá-los sobre a importância de se dar uma atenção especial aos idosos e pessoas com deficiência”, afirmou.

A coordenadora do programa, Arlene Menezes, Chefe da Divisão de Atendimento Especial da SMTU, explica que a capacitação dos operadores do transporte coletivo é uma resposta da Prefeitura de Manaus às reclamações e sugestões registradas no Serviço de Atendimento Comunitário (SAC) da superintendência. “Fizemos um levantamento das maiores dificuldades enfrentadas tantos pelos usuários, como pelos operadores e elaboramos o conteúdo programático do curso. Depois de capacitar, vamos fazer avaliações de como esses operadores colocarão em prática as informações obtidas”, disse.

As duas primeiras turmas do curso são formadas por 104 trabalhadores. Segundo a coordenadora, a meta é capacitar todos os operadores do sistema de transporte coletivo até dezembro deste ano.

O primeiro dia de aula também teve a participação do presidente do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas, Jorge Wagner Lopes. O curso encerra na quinta-feira, 7, com aulas práticas que mostrarão as dificuldades enfrentadas pelo usuário especial no acesso aos ônibus do transporte coletivo.

Fotos: Karla Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário