(portal Acrítica)
A partir de 1º de outubro, rota será operada com aeronave Airbus A330-200, ampliando oferta de lugares em 132%
Companhia vai substituir, nas rotas de longo curso, as atuais aeronaves Embraer E195 por equipamentos da Airbus
A
Azul Linhas Aéreas ampliou a oferta de assentos para o voo de Manaus a
Campinas (SP). A rota, que atualmente é operada com aeronave Embraer
E195, a partir de 1º de outubro passará a operar com Airbus A330-200.
Enquanto o Embraer tem capacidade máxima para 118 passageiros, o Airbus
pode acomodar até 274 viajantes, mais que o dobro da capacidade do outro
avião.
Além
disso, o voo será diurno, partindo diariamente de Manaus às 15h10 com
chegada em Campinas às 20h. A empresa aguarda apenas a autorização da
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para pôr em prática os novos
parâmetros do voo.
As
mudanças no trecho Manaus-Campinas fazem parte do programa de expansão
das operação da Azul Linhas Aéreas. Além da capital amazonense, os
trechos de Campinas para Recife, Rio de Janeiro (Galeão) e Brasília
também vão utilizar o equipamento da Airbus, mais que dobrando a
capacidade de passageiros por voo.
O
gerente regional de vendas da Azul, Lucas Frade, comenta que a opção
por um modelo maior de aeronave também deve beneficiar o transporte
aéreo de cargas a partir de Manaus, uma vez que o porão dos aviões terá
mais espaço disponível para remessa de mercadorias.
Nos
voos regionais - como a rota Manaus-Santarém, por exemplo, a empresa
continuará utilizando as aeronaves ATR, mais adequadas à demanda.
“Escolhemos
rotas domésticas de longo curso e com alta demanda de clientes para
iniciar nossas operações com as aeronaves da Airbus. Desta forma, vamos
oferecer mais assentos e, consequentemente, transportar um número
superior de clientes entre esses trechos”, explica o diretor de
Planejamento e Alianças da Azul, Marcelo Bento.
Internacional
A
estratégia da Azul é, em futuro próximo, utilizar as aeronaves Airbus
para operar rotas internacionais. Já estão definidos os voos de Campinas
para Fort Lauderdale e para Orlando, ambos nos Estados Unidos. Há
estudos para incluir outras capitais, entre elas Manaus, nas rotas para
os Estados Unidos.
A
nova estratégia da Azul, que até agora atuava principalmente em rotas
regionais, deve acirrar ainda mais a concorrência entre as companhias
aéreas.
Azul ou Trip?
Dois
anos após a fusão entre Trip e Azul Linhas Aéreas, muitos voos da
companhia continuam sendo operados com aeronaves identificadas com a
marca Trip.
Isso
ocorre porque a empresa decidiu, inicialmente, manter em cada região a
marca mais conhecida pelos clientes. No caso do interior do Amazonas,
prevaleceu a Trip.
No
entanto, isso deve mudar. Até 2015, todas as aeronaves serão
identificadas com a marca da Azul Linhas Aéreas. Apenas um avião deve
manter a marca Trip como homenagem à trajetória de 18 anos da empresa no
mercado da aviação regional.
Não falta demanda no interior
No
Amazonas, a Azul cobre uma ampla malha regional, voando de Manaus para
seis municípios: Eirunepé, Tefé, Tabatinga, Coari, São Gabriel da
Cachoeira e Parintins. Os voos são operadas com aeronaves que ainda são
identificadas com a marca Trip, que passou por processo de fusão com a
Azul em 2012.
O
gerente regional de vendas, Lucas Frade, explica que a operação poderia
abranger mais municípios, uma vez que há demanda. “Houve problemas em
Barcelos e Santa Izabel do Rio Negro, por questões de adequação dos
aeroportos”, diz o gerente, enfatizando que nunca faltou demanda para
esses destinos.
A empresa operava com dois voos semanais e atendia muitas pessoas interessadas na pesca esportiva naqueles municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário