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quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Coordenador do ‘Aprender, Conviver e Lutar’ da prefeitura é homenageado por sucesso do projeto



(site prefeitura de Manaus)

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Lutador de jiu-jítsu, faixa preta, campeão mundial e professor de Educação Física, Ronnie Melo, coordenador do Projeto Aprender, Conviver e Lutar, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi homenageado, na manhã desta terça-feira, 12, durante o 15° Simpósio Educação em Questão: relatos de superação, realizações e conquistas.

O simpósio foi realizado pelo Fórum de Educação do Amazonas (Feam), que reuniu educadores de todo o estado no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Ronnie utiliza a arte suave como ferramenta pedagógica, através do projeto Aprender, Conviver e Lutar. Emocionado, ele afirmou que o prêmio concedido pela Feam é a demonstração de que o projeto está rendendo bons frutos.

“Nós (do Projeto Aprender, Conviver e Lutar) ficamos muito felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho por parte da educação. Até porque o nosso foco maior é o processo de ensino e aprendizagem das crianças. Hoje, nós temos 560 alunos e já nesse final do mês vamos abrir uma escola na zona Rural e chegaremos perto de mil alunos. É um projeto grande e audacioso. Eu amo a educação física, eu amo o esporte e acredito que isso fez o projeto ser exitoso. Essa homenagem se estende a todos os meus colegas professores de educação física da rede municipal de ensino”, disse.

O 15° Simpósio Educação em Questão se propôs a destacar práticas esportivas que tiveram êxito como ferramenta pedagógica nas escolas públicas e privadas do Estado do Amazonas e também pessoas que se superaram na vida por meio do esporte. Além de Ronnie Melo, foram homenageados também a ginasta Bianca Maia e a judoca Rafaela Barbosa.

Destaques de superação
Durante o evento, as escolas municipais Solange Nascimento, Maria Leide Amorim, Rainha dos Apóstolos e a Escola Indígena Kenata T-ykua também foram homenageadas como exemplos de superação em educação.
A gerente de Educação Escolar Indígena da Semed, Meire Lane Araújo, explica que o prêmio foi concedido à Kenata T-ykua por ela ter sido a primeira Escola Municipal Indígena reconhecida por lei.

“A Escola Kenata T-ykua é a antiga Três Unidos. Como ela foi recentemente reconhecida por lei como Escola Municipal Indígena, o nome também mudou. É uma escola indígena com um gestor indígena, com professores indígenas e que trabalha de uma forma interdisciplinar a  valorização desta cultura, mas sempre em consonância com o ensino regular. Esse é um dos motivos dessa homenagem”, destacou.

Raimundo Kambeba, diretor da Escola Indígena, conta que a comunidade está em festa pelo reconhecimento. “Nós tivemos vários momentos de superação, mas posso destacar o apoio dado pela Semed à educação indígena – que nós víamos lutando há muito tempo -, o trabalho pedagógico, que respeita a cultura do povo indígena, e outro foi a construção do prédio escolar.  Por fim, o decreto regularizando a nossa escola como Escola Municipal Indígena Kanata T-ykua, que na nossa língua significa luz do saber. Hoje, nossa comunidade está em festa”, disse.

TEXTO: Thiago Botelho
FOTOS: Cleomir Santos

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