(site prefeitura de Manaus)

Sucesso dentro e fora dos tatames, a 27ª Copa Osvaldo Alves de Jiu-Jítsu atraiu milhares de pessoas, neste final de semana, ao Ginásio Ninimberg dos Santos Guerra, o “Bergão”, localizado no bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus. Foram mais de dois mil atletas inscritos que se enfrentaram em diversas categorias adulto e infantil, com idade entre 4 e 55 anos.
Neste domingo, 9, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, prestigiou a final do evento, entregando a premiação aos vencedores. Ele destacou que a competição é uma das mais tradicionais do Amazonas, sendo a atual campeã em número de títulos.
“Muitos atletas de ponta já estiveram por aqui, seja como presença VIP, seja como competidores. Foi aqui que surgiram nomes como o Ronaldo Jacaré, o Adriano Martins e tantos outros que se consagraram e nos dão muito orgulho no segmento das artes marciais. Essa Copa já existia antes mesmo de ser prefeito e depois de eleito passei a apoiar, realizando, inclusive, os dois primeiros “Vale Tudo”, na época do lutador Marco Ruas”, lembrou o prefeito.
Para o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Elvys Damasceno, a competição é importante porque já faz parte do calendário de atividades da modalidade no Amazonas e incentiva cada vez mais o atleta a competir.
“Para uns é o começo da carreira, a oportunidade em sagrar-se campeão e abrir o histórico de vitórias. Já para outros é a oportunidade de crescer profissionalmente e se tornar uma potência para o esporte local”, declarou Damasceno.
Quem também fez questão de prestigiar mais uma edição da Copa Osvaldo Alves foi o lutador do Ultimate Fighting Championship (UFC), na categoria leve, Adriano Martins. Ele destacou a importância social da prática esportiva na vida das pessoas. “O esporte é capaz de mudar a vida de muita gente, como mudou a minha, no tatame não existe rico e nem pobre, branco ou negro, é todo mundo junto e misturado, mostrando que a luta é somente nos tatames e que para ser um vencedor é preciso dedicação também nos estudos. É essa a sementinha que buscamos plantar nas crianças e adolescentes”, ressaltou.
Homenagem
Mestre Osvaldo Alves é faixa vermelha 10º Dan, considerada o nível máximo que um atleta de Jiu-Jítsu pode alcançar. Aos 75 anos e um histórico relevante para o esporte brasileiro, Alves é considerado uma das maiores lendas da arte suave e, pelos inúmeros trabalhos voltados para a modalidade desenvolvidos no Estado é, frequentemente, homenageado por toda a comunidade do jiu-jítsu.
“O mestre Osvaldo Alves sempre foi e continua sendo um grande incentivador do esporte, não só do jiu-jitsu, mas também do judô e das artes marciais como um todo. O sucesso da Copa Osvaldo Alves se deve muito à figura que ele é, porque sempre persistiu na sua luta em favor da modalidade”, afirmou o prefeito Arthur Neto.
Para o homenageado, o reconhecimento do trabalho que ele desenvolve é muito significativo. “É uma grande honra ter uma copa na modalidade com o meu nome. Comecei a praticar Jiu-Jítsu aos 6 anos de idade. Fui duas vezes campeão pan-americano. Trabalhei muito para que esta modalidade alcançasse destaque no Estado. Hoje confesso que me sinto realizado. Treinei grandes feras do esporte amazonense e vou continuar fazendo o meu trabalho”, enfatizou Alves.
Nas horas vagas, Mestre Alves, como é conhecido por muitos lutadores, procura compartilhar com todos os alunos as grandes lições de vida que aprendeu com o jiu-jítsu e durante toda a trajetória dele no esporte.
Segundo o presidente da Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJAM), Adriano Augusto Monteiro, o encerramento do calendário anual de atividades do jiu-jítsu no Amazonas será realizado com a Copa Arthur Neto, em homenagem ao prefeito de Manaus. Nesse evento os atletas serão contemplados com passagens para que eles participem de competições fora do Estado.
REPORTAGEM: AlitaFalcão e Assessoria da Semjel
FOTOS: Arlesson Sicsú
Nenhum comentário:
Postar um comentário