(portal D24am)
Manaustrans diz que queda de energia é a principal causa do problema
Conforme o Manaustrans, 90% das causas de panes são por queima de lâmpadas provocada por queda de energia ou descarga elétrica, além de acidentes que provocam danos à estrutura (queda dos postes). Segundo o órgão, atualmente existem em Manaus 1.760 semáforos em 220 cruzamentos.
Para o motorista Marcelo Santos, 32, alterações como essa complicam todo o trânsito. “Já fiquei preso mais de duas horas na Avenida Rodrigo Otávio e depois vi que o problema era um sinal que não estava funcionando na André Araújo”, disse.
“As panes em semáforos não são nem 1% dos problemas de trânsito de Manaus. Mas qualquer um que dê pane, altera todo o fluxo”, disse Flávia Campos, 27. “É bem difícil transitar na cidade, acho que tá na hora de olharem para o trânsito e tentarem resolver seus problemas porque senão daqui há um ano a cidade estará parada”, deduziu.
Segundo o Manaustrans, manutenções em semáforos são realizadas apenas quando necessárias. O órgão ressalta ainda que os semáforos são equipamentos utilizados para controlar o tráfego de veículos e de pedestres e, sobretudo, para dar mais segurança.
O Manaustrans informou que quatro novos radares de velocidade, em trechos com limite máximo de 60 quilômetros por hora, começaram a funcionar nas principais avenidas da zona norte de Manaus, nessa segunda-feira. São áreas de grande circulação de veículos e pedestres. Os radares foram instalados pela Prefeitura de Manaus e aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Três novos radares estão posicionados em trechos da Avenida Noel Nutels. Um próximo ao INSS (sentido Centro/bairro) e outro na rotatória do Samu (sentido bairro/Centro). Já o terceiro está próximo ao Supermercado Atacadão (sentido Centro/bairro).
O quarto equipamento está instalado na Avenida Max Teixeira, próximo ao Colégio da Polícia Militar (sentido bairro/Centro). A implantação da fiscalização eletrônica tem o objetivo de reduzir acidentes de trânsito nas vias mais movimentadas da cidade.
Outros equipamentos instalados nas avenidas Djalma Batista e Torquato Tapajós estão em fase de aferição e deverão entrar em funcionamento após finalizados os procedimentos de testes.
Os próximos radares também controlam a velocidade máxima de 60 quilômetros nos trechos dessas vias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário