Gol

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Prefeitura amplia a oferta de teste rápido em HIV, sífilis e hepatites



(site da Prefeitura de Manaus)

tsrpsfhivhep (2)

A Prefeitura de Manaus implantou em mais cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a oferta do teste rápido para a detecção de HIV, sífilis e hepatites (B e C), ampliando de 41 para 47 o número de UBSs que oferecem o serviço na rede municipal.

O teste rápido foi implantado na Policlínica Castelo Branco (Parque 10 de Novembro), na UBS José Rayol (Chapada), na UBS Santos Dumont (Santo Antônio), na UBS Ida Mentoni (São Jorge) e na UBS Deodato de Miranda Leão (Glória). Além disso, o teste passou a ser oferecido, por meio da Unidade Fluvial da Semsa, uma vez ao mês, às comunidades ribeirinhas localizadas no rio Amazonas. A lista completa das Unidades Básicas de Saúde que oferecem o teste rápido pode ser acessada no site semsa.manaus.am.gov.br.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, informa que a meta da Semsa é concluir o trabalho de implantação dos testes rápidos em 100% das UBSs da rede municipal até o fim de 2014. “Para isso, a Semsa está realizando uma série de treinamentos para capacitar profissionais de todas as 63 Unidades Básicas de Saúde, além das sete policlínicas da rede municipal”.

As 47 UBSs que já oferecem os testes rápidos estão localizadas nas zonas Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural (área terrestre e fluvial), incluindo a Unidade de Saúde Fluvial Semsa IV (Barco Catuiara). O serviço é oferecido na rotina de trabalho de cada UBS, de acordo com a realidade e a demanda específica da comunidade. O resultado é disponibilizado em 30 minutos, incluindo o pré e o pós-aconselhamento.

Qualquer pessoa pode ter acesso ao serviço, mas a prioridade são as grávidas durante a consulta do pré-natal. O serviço também é oferecido ao parceiro da gestante e pacientes em tratamento de tuberculose, doença que ainda é a principal causa de morte em pacientes com Aids.

Foto: Assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário